Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Retorno presencial: comunidade universitária discute protocolos e procedimentos para atividades administrativas e acadêmicas

  • Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 17h25
  • Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 11h39
  • Acessos: 2263

Na reunião desta última quarta-feira (03), entre a gestão superior da Unifesspa e o corpo de gestores acadêmicos, composto pelos diretores e diretores adjuntos de Institutos, bem como pelas faculdades e coordenadores de curso, foi dado encaminhamento e aberto espaço de diálogo, que se manterá ao longo do processo de retomada das atividades presenciais.

Conforme decidido pelo Conselho Superior, no próximo dia 16 de novembro haverá o retorno das atividades administrativas em todas as unidades da Unifesspa. O retorno deverá ser monitorado pelo gestor de cada setor, respeitando as normas do protocolo de biossegurança, que é regulamentado pela Instrução Normativa N° 05/2021, disponível aqui.

De acordo com o documento, “todos os servidores, com exceção daqueles listados no art. 2°, ficam elegíveis para fins de retorno ao trabalho presencial a partir de 16 de novembro de 2021”.

A exceção de que se trata o Artigo 2, que descreve os servidores que permanecerão em trabalho remoto, que se enquadram nas situações:

Illustrative_Best_Health_Apps_Infographic.png

A instrução normativa também descreve que poderão permanecer em casa os servidores que, “na condição de pais, padrastos ou madrastas, que possuam filhos ou responsáveis que tenham a guarda de menores em idade escolar ou inferior, nos locais onde ainda estiver mantida a suspensão das aulas presenciais ou dos serviços de creche, e que necessitem da assistência de um dos pais ou guardião, e que não possua cônjuge, companheiro ou outro familiar adulto na residência apto a prestar assistência”.

Confira o documento na integra aqui.

A Unifesspa, por meio da Comissão de Enfrentamento à COVID-19, vem se preparando para o retorno seguro com a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) como máscaras, testes rápidos, termômetros para aferição de temperatura, dispensers de álcool em gel, adaptação de bebedouros, cartazes informativos e campanhas nas redes sociais.

Equipamento de Proteção Individual (EPI)

A Unifesspa disponibilizará máscara de tecido a todos os setores da instituição. A enfermeira do trabalho, Angeli Galvão Fonseca, explica que o gestor máximo de cada unidade deve solicitar os equipamentos de proteção individual, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,  e em seguida será entregue de acordo com a quantidade disponível na Universidade. “Está sendo aguardada a entrega de 8000 unidades de máscaras de tecido ainda para esse mês de novembro”, informou.

“Os demais equipamentos de proteção individual, tais como máscara cirúrgica, óculos de proteção, protetor facial e máscara N95 são entregues de acordo com o grau de exposição após análise de cada situação pelo Grupo de Trabalho de Biossegurança (portaria nº307/2021)”, esclarece Angeli.

A Unifesspa retoma as atividades com todos os cuidados possíveis, obedecendo as recomendações do protocolo de biossegurança, com o uso obrigatório de máscaras, obedecendo o distanciamento social, o uso de álcool e outras medidas.

Sobre o retorno das atividades administrativas

O Coordenador da Comissão de Enfrentamento à COVID-19 (CEC), José Elisandro de Andrade, explica que a partir de comunicados enviados à comunidade acadêmica em 13/09 e 08/10, ficou estabelecido o período de 13 de outubro a 12 de novembro de 2021 para a adaptação das rotinas de trabalho e de construção de soluções adequadas à realidade de cada Unidade Acadêmica e Administrativa. “O dia 16 de novembro de 2021 é a data estipulada para o pleno retorno presencial das atividades administrativas”, informa.

Elisandro informa, ainda, que neste primeiro momento retornam às atividades presenciais os servidores que desempenham atividades administrativas. Aos que apresentam as condições ou fatores de risco descritas Instrução Normativa n.° 05, de 26 de outubro de 2021, que "Regulamenta a retomada de atividades administrativas presenciais no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará", devem permanecer em atividade remota. Para fins de controle interno, o servidor em atividade remota deve apresentar à sua chefia imediata o Relatório Semanal de Atividades (Anexo I) e a Autodeclaração de Saúde (Anexo II) da IN n.° 05/2021.

De acordo com o coordenador da CEC, o retorno das atividades administrativas de forma presencial deve seguir o Protocolo de Biossegurança sendo permitido nesta fase 70% da capacidade do ambiente. Para as atividades de ensino o percentual é de 50%.

A Comissão de Enfrentamento à COVID-19 (CEC) recomenda que todos e todas conheçam e sigam o Protocolo de Biossegurança, sobretudo no tocante ao uso de máscara, álcool em gel, higienização de objetos pessoais, aferição de temperatura na entrada no campus e aos procedimentos para o caso de surgimento de síndrome gripal.

Confira abaixo as dúvidas mais frequentes sobre a retomada das atividades presenciais. 

Qual a previsão para o retorno das atividades administrativas?

A partir de comunicados enviados à comunidade acadêmica em 13/09 e 08/10 ficou estabelecido o período de 13 de outubro a 12 de novembro de 2021 para a adaptação das rotinas de trabalho e de construção de soluções adequadas à realidade de cada Unidade Acadêmica e Administrativa. O dia 16 de novembro de 2021 é a data estipulada para o pleno retorno presencial das atividades administrativas.

Quem volta nesse primeiro momento? Como ficam os servidores que estão em situação de risco, que possuem comorbidades?

Neste primeiro momento retornam às atividades presenciais os servidores que desempenham atividades administrativas. Aos que apresentam as condições ou fatores de risco descritas Instrução Normativa n.° 05, de 26 de outubro de 2021, que "Regulamenta a retomada de atividades administrativas presenciais no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará", devem permanecer em atividade remota. Para fins de controle interno, o servidor em atividade remota deve apresentar à sua chefia imediata o Relatório Semanal de Atividades (Anexo I) e a Autodeclaração de Saúde (Anexo II) da IN n.° 05/2021.

Já existe uma previsão para o retorno das aulas presenciais, se sim, quando? Se não, como está essa discussão?

A Resolução n.° 557/2021, de 11 de agosto de 2021, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que "dispõe sobre a oferta de componentes curriculares, de forma remota, nos períodos letivos 2021.2 e 2021.5, no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em virtude da situação de distanciamento social, decorrente da pandemia da COVID-19, causada pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2)", no art. 5° autorizou o desenvolvimento de componentes curriculares excepcionalmente de forma presencial ou híbrida, desde que estes sejam estritamente necessários, condicionados ao atendimento integral do Protocolo de Biossegurança da Unifesspa  (Portaria n.° 121/2021) e a anuência expressa do docente do componente curricular.

O Consepe deve deliberar acerca da oferta de componentes curriculares a partir de 2021.4 e 2022.1. Paralelamente a Comissão de Enfrentamento à COVID-19 (CEC) tem trabalhado no “Plano Geral para a Retomada das Atividades Acadêmicas Presenciais da Unifesspa”.

Como vai funcionar o retorno presencial? Qual a capacidade de ocupação dos espaços de trabalho?

O retorno das atividades administrativas de forma presencial deve seguir o Protocolo de Biossegurança sendo permitido nesta fase 70% da capacidade do ambiente. Para as atividades de ensino o percentual é de 50%.

O Comissão de Enfrentamento à COVID-19 recomenda para esse momento de retorno? Em que os servidores devem ficar atentos?

A Comissão de Enfrentamento à COVID-19 (CEC) recomenda que todos e todas conheçam e sigam o Protocolo de Biossegurança, sobretudo no tocante ao uso de máscara, álcool em gel, higienização de objetos pessoais, aferição de temperatura na entrada no campus e aos procedimentos para o caso de surgimento de síndrome gripal.

De que forma a Unifesspa está se preparando para o retorno presencial?

A Unifesspa, por meio da Comissão de Enfrentamento à COVID-19 vem se preparando para o retorno seguro com a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) como máscaras, testes de covid-19, termômetros para aferição de temperatura, dispensers de álcool em gel, adaptação de bebedouros, cartazes informativos e campanhas nas redes sociais.

Para os servidores que retornam agora, é necessário apresentar carteirinha de vacinação?

Não é necessária a apresentação da carteira de vacinação para o retorno das atividades presenciais. Entretanto, em pesquisa realizada com a comunidade acadêmica entre 4 e 24 de setembro (o resultado está disponível aqui), mostrou que cerca de 80% dos servidores que responderam à pesquisa havia tomado a segunda dose da vacina da Covid-19.

É importante salientar que pesquisa tem demonstrado o risco de o indivíduo vacinado transmitir doença é muito menor e que mais de 95% de internados por Covid são não-vacinados.

Fim do conteúdo da página