INAUGURAÇÃO

Instituto de Estudos do Trópico Úmido, em Xinguara, recebe painéis fotovoltaicos e o bloco de laboratórios

• Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 18h13
  • Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 10h59

Nesta sexta-feira (5), o Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) ganhou, oficialmente, dois importantes componentes de infraestrutura: os painéis fotovoltaicos e o bloco de laboratórios. A cerimônia de inauguração contou com representantes da comunidade acadêmica do IETU, além de autoridades locais e parlamentares.01

Os painéis são fruto do projeto de sustentabilidade energética da Unifesspa que, em Xinguara, recebeu o apoio do deputado federal, Celso Sabino, na indicação do uso R$180.251,00 da emenda da bancada paraense no Congresso Nacional. A usina fotovoltaica conta com 168 placas solares, gerando uma economia de aproximadamente R$100.000,00 por ano com conta de energia no Instituto.

O Prefeito de Xinguara, Moacir Pires de Faria, representando também Celso Sabino, diz que o deputado Sabino se colocou à disposição da Unifessspa. “Eu quero agradecer e parabenizar a Unifesspa por esta inauguração. Não é apenas Xinguara que ganha. Várias cidades do nosso entorno também terão o benefício que a universidade proporciona. Uma universidade desse porte sem recursos federal é difícil atingir seus objetivos. E precisamos garantir que ela cumpra seus objetivos”, declarou.

O bloco de laboratórios tem estrutura para abrigar atividades práticas do Instituto, em particular, aos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, além de contar com estrutura de gabinetes para todos os professores do campus. A obra recebeu emenda individual de R$ 450.000,00 do deputado federal, Nilson Pinto.

“Eu fiz questão de vir aqui porque cada vez que eu retorno à universidade eu me sinto em casa. Não estudei aqui. Mas a história desta universidade passa pela minha história. Do projeto de interiorização, pensando ainda quando era reitor da UFPA, conseguimos criar a Unifesspa e estamos tendo sucesso. Eu admiro a ousadia da Unifesspa e por isso tenho voltado meus esforços pra cá. Quero dar parabéns pelo trabalho que tem sido feito aqui. Sem recursos como esse prédio é difícil de sair bem”, pontuou o deputado Nilson Pinto.

02

Para a discente do curso de zootecnia, Liliam lima de Oliveira, a infraestrutura vem auxiliar na realização das atividades com mais qualidade. “Esse bloco de laboratório não é um prédio apenas, ele é a realização de muitos sonhos dentro da universidade. Pra nós, é muito grandioso ter isso. Eu tenho certeza que não apenas o curso de ciência animal vai usufruir, mas toda a comunidade acadêmica. Em nome de todos os discentes agradeço e acredito que todos estão muito contentes. É uma obra esperada desde 2018, quando foi inaugurado o primeiro prédio de Xinguara”.

Professor Eduardo Salgueiro, diretor do IETU, enfatizou a consolidação do Instituto na oferta de atividades de ensino, pesquisa e extensão de qualidade. “Essa agenda aqui é muito significativa. A universidade é muito nova. Então, esse é um passo à frente na construção da universidade. De 2018 para cá, o projeto da Unifesspa tem sido bem sucedido. Os laboratórios serão muito significativos tanto para o ensino, quanto para a pesquisa e a extensão. O impacto disso para a comunidade é significativo e não podemos perder isso de vista”, disse.

O reitor da Unifesspa, professor Francisco Ribeiro, também enfatizou a importância da articulação com o meio político da região na consecução de recursos financeiros para a universidade. Diante do baixo orçamento de investimento da universidade, a parceria dos parlamentares tem garantido a entrega dessas estruturas fundamentais para a Instituição.

03“Esta região é uma das principais regiões produtoras de proteína animal do país. Aqui, nós estamos contribuindo para a formação da qualidade dos profissionais que vão cuidar dessa demanda e da melhoria da qualidade de vida da população da região. Para ser bem formado, precisamos de estrutura e professores. Ainda falta muito e estamos correndo atrás, fazendo articulações e conversando com os atores que influem aqui em Xinguara possam intervir para que a gente tenha a garantia das estruturas da Unifesspa, além de cobrar do governo federal os investimentos necessários. Está já é uma grande vitória”, descreveu o reitor da Unifesspa.

Adair marinho da Silva, presidente da câmara, lembra das idas dos gestore da instituição à Brasília. “Satisfação dos momentos que tivemos em Brasília buscando apoio para a criação da Unifesspa no nosso município. Era um sonho que se tornou realidade. Nós queremos mais. A educação em primeiro lugar”.