IV Congresso de Tecnologia e Desenvolvimento da Amazônia ocorrerá na próxima terça-feira

• Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 17h36
  • Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 17h47

congresso ctda miniatura

Na próxima terça-feira, 16, será realizado o IV Congresso de Tecnologia e Desenvolvimento da Amazônia (CTDA), organizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Campus Marabá), com a colaboração de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes institutos. Com o objetivo de reunir várias áreas de conhecimento e integrar saberes entre os participantes, pesquisadores e alunos.

Na 4ª edição, devido todas as características e dificuldades que a sociedade vem passando devido a pandemia do novo coronavírus, este evento será realizado totalmente remoto, mas com as principais atividades realizadas em Marabá. Os professores Fabrício e Ulisses Weyl (FACOM/Cametá) e a pesquisadora Alexandra Regina Bentes (Embrapa/Santarém) também são colaboradores do CTDA.

O IV CTDA será realizado entre os 16 e 18 de novembro, e oferecerá palestras, minicursos, apresentações de trabalhos científicos, entre outras atividades. Essas oportunidades serão realizadas por meio do corpo docente da própria Unifesspa em conjunto com os seus convidados. A popularização de trabalhos desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior (IES) são especialmente importantes, pois podem ser vistas não somente pela comunidade acadêmica, mas também pela sociedade civil, que inclusive pode se beneficiar das soluções ou alternativas desenvolvidas, aplicando-as em contextos como, infraestrutura, saneamento, educação e meio ambiente.

O evento também traz a possibilidade de interdisciplinaridade entre as diversas áreas de atuação das IES, ampliando o intercâmbio dinâmico com experiências de pesquisas inovadoras da região. Sendo assim, as ações do IV CTDA são orientadas para que seja realizada a socialização entre a comunidade acadêmica das IES e as entidades públicas e privadas para as regiões do país, tendo em vista que o congresso ocorrerá totalmente de forma remota, não implicará em deslocamentos e disponibilidades de translado para participação do evento.