Unifesspa, UFOB, UFSB e UFCA se articulam para garantir consolidação rumo aos 10 anos de criação

• Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2022, 16h25
  • Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 08h30

reuniao novas universidades 1Reitores das quatro universidades criadas em 2013 e que estão em processo de consolidação estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (19), de forma virtual, para debater pautas comuns entre as instituições. Entre elas, a liberação de vagas de professores e técnicos-administrativos previstas na lei de criação das instituições e que ainda aguardam liberação pelo Governo Federal.

A partir de desmembramentos, as novas universidades foram criadas no dia 5 de junho de 2013. São elas: a do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (UFOB), do Sul da Bahia (UFSB) e do Cariri (UFCA), no Ceará. Durante o encontro, os reitores destacaram o atual cenário de iminente colapso tendo em vista que as instituições seguem em um processo de crescimento que não tem sido acompanhado pela capacidade da força de trabalho.

Na Unifesspa, por exemplo, do total de vagas previstas na Lei de Criação nº 12.824/2013, aprovada pelo Congresso Nacional, ainda faltam ser liberadas 486 vagas de servidores a serem providos para a Instituição, sendo 177 para docentes e outras 309 para técnicos. Essa demanda reprimida tem sobrecarregado as estruturas e impede avanços em trabalhos administrativos, assim como no ensino, na pesquisa e na extensão.

“Precisamos insistir na liberação dessas vagas e garantir, minimamente, o que foi planejado para a Unifesspa no momento de sua criação. E, mesmo com essas vagas garantidas, já sabemos que novas demandas surgirão. Nesse sentido, estar articulada com as outras IFES nos fortalece nessa agenda”, explica o reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro.

Como encaminhamento, ficou definido que será elaborado um documento no qual será explicitado o atual quadro dessas IFES, o qual será apresentado durante a reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a ser realizada no próximo dia 28 de abril, com a participação do Ministro da Educação. Com isso, os reitores esperam conseguir uma audiência específica com o MEC e com o Ministério da Economia para debater soluções para a problemática dessas quatro IFES.

reuniao novas universidades 2Ainda durante a reunião, os gestores discutiram a realização de uma campanha conjunta para celebrar os dez anos das instituições. A ideia é promover ações que destaquem a história, o contexto de criação e as conquistas dessas universidades em sua primeira década de existência. Adicionalmente, é vislumbrado que ocorram experiências de intercâmbio entre as instituições, em que cada reitor possa conhecer, in loco, as demais IFES criadas na mesma data.

Além do reitor da Unifesspa Prof. Francisco Ribeiro, participaram da reunião os reitores Ricardo Luiz Lange Ness (UFCA) e Joana Angélica Guimarães da Luz (UFSB). Pela Unifesspa, também estiveram presentes os titulares da Assessoria da Comunicação (Ascom), Profa. Dra. Janine Bargas, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Marcel Ferreira, e o chefe de gabinete, Manoel Júnior.