FAPSI

Discentes terão acesso a serviço psicológico em maio

• Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 17h52
  • Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 09h38

No mês de maio, o Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) e o Núcleo de Estudos de Psicanálise da Faculdade de Psicologia (FAPSI) vão retornar com o serviço psicológico gratuito, organizado pelas professoras doutoras Katerine Sonoda e Maria do Socorro Mariano e estagiários(as) do Curso de Psicologia. O atendimento é composto por Grupos Operativos, com diferentes temas.

A técnica de grupo operativo foi criada pelo psiquiatra e psicanalista Pichon-Rivière e tem como objetivos promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos e proporcionar uma experiência de vida na medida em que incentiva aprendizagem em grupo.

Segundo a professora Katerine, o grupo operativo é constituído por pessoas reunidas com um objetivo comum, chamado de "grupo centrado na tarefa”, que tem por finalidade aprender a pensar em termos de resolução das dificuldades criadas e manifestadas no campo grupal. Na primeira atuação dos grupos, em 2021, foram realizados seis Grupos Operativos, com a participação de 48 estudantes de diversos cursos da Unifesspa e outros 31 acadêmicos da Faculdade de Psicologia. Para 2022, os grupos Operativos ocorrerão em diferentes dias e horários, inclusive à noite, de forma remota via Google Meet.

A Faculdade de Psicologia oferecerá sete grupos diferentes, com os seguintes temas:

• Estudantes LGBTQIA+
  • Ansiedade em estudantes no contexto dos concurso
  • Insegurança de estudantes formandos na transição para o mercado de trabalho
  • Uso indiscriminado da internet e sua relação com ansiedade em estudantes universitários
  • Sou calouro (a), e agora? Emoções, entrada e permanência na universidade
  • Diálogos com estudantes de exatas da Unifesspa, sobre saúde mental e desempenho acadêmico.
  • Medo de falar em público.

Para se inscrever, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando: seu nome e curso; grupo no qual quer participar; número de telefone. Na véspera de cada encontro, será enviada uma mensagem para seu WhatsApp com o link do grupo. O link não poderá ser compartilhado. Os encontros não serão gravados. Está garantido sigilo aos participantes.

Confira os temas, horários e datas dos Grupos Operativos 2021.4:

TEMAS GRUPOS OPERATIVOS

DATAS E HORARIOS DOS GRUPOS OPERATIVOS

Estudantes LGBTQIA+

Dia da semana: Quarta-feira.

Horário: 19:00h

Datas 11, 18, 25 de maio e  01  de junho.

Ansiedade em estudantes no contexto dos concursos

Dia da semana: Segunda-feira.

Horário: 19:30h

Datas 09, 16, 23, 30 de maio e 06 de junho

(5 encontros)

Insegurança de estudantes formandos na transição para o mercado de trabalho

Vagas: 10

Datas: 10, 17, 24 e 31 de maio

Sou calouro (a), e agora? Emoções, Entrada e Permanência na Universidade

Vagas: 10

Datas: 10, 17, 24 e 31 de maio

Datas: 10,17,24 e 31 de maio

Medo de falar em público

Dia da semana: Segunda-feira.

Turno: Tarde

Horário: 15:00h

Datas:09, 16, 23 e 30 de maio

Dia da semana: Quarta-feira.

Turno: Manhã

Horário: 09:00h