Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Segurança do trabalho: Progep inicia agenda de visitas técnicas aos ambientes laborais da Unifesspa

  • Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 17h46
  • Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2022, 14h34
  • Acessos: 730

abril verde dsqvNa próxima quinta-feira (28), Dia Mundial da Segurança do Trabalho, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) dá início a uma agenda de visitas técnicas aos ambientes laborais da instituição. A ação busca avaliar as condições atuais dos locais de trabalho, de modo a identificar possíveis situações de riscos para acidentes e promover a correção ou neutralização desses riscos.

Esta primeira visita da equipe de vigilância à saúde aos ambientes laborais, após o retorno dos servidores ao trabalho presencial, possibilita alertar os gestores em caso de necessidade de adequação do ambiente de trabalho em relação às exigências das normas que regulamentam o assunto, sobretudo, buscando preservar o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.

Serão visitadas as salas administrativas e ambientes comuns como biblioteca, restaurante e auditórios. As visitas técnicas começam pelo Bloco Central da Unidade III do Campus Marabá e continuam ao longo das próximas semanas percorrendo os prédios das três unidades do campus Marabá. Uma agenda de visitas para as unidades fora de sede também está sendo planejada. Ao término das inspeções, quando necessário, um relatório será produzido e encaminhado às chefias de unidades com informações e sugestões de melhorias dos ambientes de trabalho.

Após concluir as visitas aos ambientes administrativos,  a Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) abrirá um calendário próprio de agendamentos para os mais de 50 laboratórios existentes na Instituição. Neste caso, para facilitar a logística, as coordenações dos laboratórios poderão solicitar agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As demandas serão atendidas conforme ordem de solicitação e de acordo com a capacidade de atendimento da equipe técnica.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da Unifesspa, Dair Sousa, a colaboração e envolvimento do servidor durante a visita técnica é fundamental para o sucesso da inspeção. “O servidor tem um papel importantíssimo nesta ação preventiva, pois ele é quem melhor conhece o ambiente e suas rotinas de trabalho. Assim, nesse processo conjunto de observação, podemos melhor identificar e prevenir possíveis situações de risco”, ressalta.

Abril verde - As ações de inspeção e segurança do trabalho na Unifesspa são intensificadas no mês de abril, em alusão à campanha nacional de mobilização contra acidentes de trabalho, mas ocorrem durante todo o ano, com a realização de visitas técnicas, além da oferta de cursos e treinamentos relacionados aos temas que envolvem a saúde e segurança do trabalhador.

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Texto: Laena Antunes

Fim do conteúdo da página