Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Movimento do coletivo de pescadores artesanais lança plataformas para colaborar com o fortalecimento e visibilidade da Pesca Artesanal.

  • Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 18h03
  • Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 18h26
  • Acessos: 1119

LOGO FINAL OBS PESCA 02O coletivo que congrega movimentos de pescadores e pescadoras artesanais, pesquisadores e organizações de apoio à pesca artesanal, lança duas plataformas que pretendem colaborar para o fortalecimento e visibilidade da Pesca Artesanal. Trata-se do site e aplicativo Observatório da Pesca Artesanal, lançados nesta segunda-feira (25 ) no Centro Cultural de Brasília (CCB) e transmitido ao vivo via YouTube e Facebook. O projeto tem a parceria do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), e conta com apoio do Fundo Casa Socioambiental.

O site do Observatório da Pesca Artesanal, http://observatoriopescaartesanal.org.br/, trará notícias sobre a Pesca Artesanal, além de informações sobre pesquisas relacionadas ao tema, publicações e estatísticas, e a aplicação de automonitoramento tem o objetivo de ser um instrumento usado pelos pescadores da Pesca Artesanal para suprir dados sobre a produção em todo Brasil, além de colaborar com o processo de registro de produção individual do pescador artesanal, ajudará na contabilização da produção da Pesca Artesanal em municípios e estados. O site terá um conselho editorial compostos por representantes dos movimentos sociais e será um canal de divulgação de informações relacionadas a pesca artesanal no Brasil. O banco de dados será administrado pelos movimentos sociais com apoio do Conselho Pastoral da Pesca.

Segundo a professora Cristiane Cunha, da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo), “para o contexto da bacia Araguaia Tocantins, em que pescadores(as) vem realizando o automonitoramento da pesca, estas plataformas poderão dar maior visibilidade para a importância da pesca na nossa região.”, disse a professora, que faz parte da lista de pesquisadores de universidades de todo Brasil que articularam e apoiaram o movimento dos pescadores para a criação das plataformas. Cristiane vem apoiando o automonitoramento da pesca realizado pelos pescadores(as) da bacia Araguaia Tocantins.

Fim do conteúdo da página