Candidatos pelo Forma Pará realizam prova neste domingo para o preenchimento de 210 vagas

• Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 15h56
  • Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 17h15

Forma ParaNo próximo dia 1 de maio, mais de 20 mil candidatos realizarão a prova do processo seletivo especial do Forma Pará para o preenchimento de 1.210 vagas nos cursos de nível superior ofertados pelo programa em 24 municípios por meio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Lançado em 2019, o Forma Pará é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O intuito é aumentar a oferta de cursos superiores, unindo esforços do Governo do Pará com as Instituições de Ensino Superior (IES) presentes no Estado e com as prefeituras municipais. "A meta inicial do programa era ofertar um total de quatro mil vagas em quatro anos, porém em sua quarta chamada, no ano de 2022, o Forma Pará supera em muito a meta, ofertando ao todo mais de 5 mil vagas nesses quatro anos de existência", explica a titular da Sectet, Edilza Fontes.

Os estudantes que irão realizar a prova do próximo processo seletivo terão que responder a 35 questões, sendo cinco de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Já a prova de Redação em Língua Portuguesa valerá dez pontos e consistirá na elaboração de texto em que serão avaliados os seguintes aspectos: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta.

Pela Unifesspa, a chamada 2022 do Forma Pará oferta 210 vagas nestes cursos e municípios: Arquitetura  e Urbanismo em Redenção e Canaã dos Carajás (40 vagas); Geologia em Rondon do Pará (40 vagas); Medicina Veterinária em São Félix do Xingu (40 vagas); e Pedagogia em Tucuruí (50 vagas).

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará