Campus Xinguara: Mestrado Profissional em História realiza primeira defesa de dissertação

• Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 11h35
  • Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 18h29

WhatsApp Image 2022 04 28 at 09.09.14O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História/Mestrado Profissional (PROFHISTÓRIA), do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU/Unifesspa), teve sua primeira defesa de mestrado. O feito ocorreu no último dia 8 de abril, de forma semipresencial, quando a estudante Aline Barros dos Reis defendeu sua dissertação, sob orientação do Prof. Dr. Carlo Guimarães Monti, da Faculdade de História (FAHIST), do Campus Marabá, e que integra o corpo docente do Mestrado do IETU.

Também participaram da banca os professores doutores Bruno Silva, docente da Unifesspa – que é também o Coordenador do Programa, mas que então atuou como arguidor interno –, além dos nomes de Francivaldo Alves Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Lelio Luiz de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP), como arguidores externos.

Intitulada “A História Ambiental como construção social e histórica: uma proposta para o Ensino de História em Marabá (PA)”, a pesquisa buscou analisar diferentes temporalidades sobre o objeto de estudo em apreço, realizando uma discussão sobre a História da cidade, visando o desenvolvimento de um produto paradidático voltado aos professores e alunos do Ensino Fundamental II. Segundo a investigação, sobretudo a partir dos anos 1980, a História Ambiental como campo de pesquisa passou a auxiliar a análise de ações exploratórias da natureza e do meio ambiente.

Assim, ao fazer um percurso investigativo acerca da formação e da ocupação do município de Marabá, o trabalho destacou as formas de exploração da natureza e os impactos causados pelas ações humanas desde o período colonial, mas, especialmente, mediante a implantação dos grandes projetos desenvolvidos durante a Ditadura civil-militar, que apontam para as destruições a curto e longo prazos deste ecossistema.

Segundo o prof. Carlo Monti, “o tema da dissertação é importante para o Ensino de História e a abordagem possibilitou o desenvolvimento de um material didático único e significativo”. Além disso, Monti frisou que “ter orientado a primeira dissertação defendida no PROFHISTÓRIA da Unifesspa o encheu de satisfação”.

Aline Reis, que iniciou sua graduação em 2014 junto ao curso de História da UNIFESSPA/Campus Marabá, já acumulava outros ineditismos, pois, à época, fora igualmente a primeira a concluir seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendendo sua monografia em 2018 também sob a orientação do Professor Carlo Guimarães Monti.

Entre as oportunidades oferecidas pela Unifesspa que a então pós-graduanda vinha aproveitado, constam participações em projetos desenvolvidos por seu orientador, tais como: “Possibilidades e desafios no Ensino de História regional e local, mediante a análise de documentos” e “Conexões e ensino a partir do grupo de pesquisa: governos militares na Amazônia entre memórias e a História”, sendo que, no mestrado propriamente, Aline Barros dos Reis foi bolsista da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Para o coordenador do PROFHISTÓRIA, “a abertura dos trabalhos de defesas do PROFHISTÓRIA da Unifesspa não poderia ter encontrado na, agora Mestra, Aline Reis, o melhor exemplo. Trata-se de uma profissional dedicada que atua na rede de ensino desde a sua formação. Já no caso da orientação de Carlo Monti, não me surpreende: nosso colega é um dos melhores quadros que a instituição possui e que o nosso corpo docente tem a honra de contar”.

Ao ser questionada sobre a sua conquista, a estudante enfatizou que apesar das dificuldades devido à pandemia, as orientações foram completas desde a escolha do tema até a confecção do produto final. Aline também destacou a pertinência do Programa de Pós-Graduação e da pesquisa realizada.

“O Mestrado Profissional em Ensino de História também possibilitou discussões acerca da historiografia sendo que o tema da História Ambiental permitiu observar e pesquisar sobre esses assuntos de modo satisfatório, uma vez que consegui compreender os processos históricos que fizeram parte dos debates da dissertação”. Além disso, quanto aos resultados, salientou que “o produto educacional foi a parte mais interessante dessa reflexão acadêmica, pois optamos por realizar um material paradidático, que redundou num instrumento educacional com diferentes fontes e temas para o Ensino de História voltados para as regiões Sul e Sudeste do Pará”, finaliza.