Pós-graduação: Sectet credencia instituições para a oferta de cursos de especialização em diversas cidades do Pará

• Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 16h44
  • Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 19h24

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) tornou público no último dia 22 de abril o edital de credenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) nas diversas regiões paraenses por meio do Programa "Forma Pará".

O edital irá credenciar IES para a oferta de 1.500 vagas em 49 temas, todos descritos na publicação. Para a contratação e oferta dos cursos de especialização terão prioridade as universidades públicas. Somente após a inviabilidade destas, poderão ser chamadas as IES particulares credenciadas.

O documento prevê que as instituições devem ter competência, experiência e capacidades técnicas instaladas; possuir infraestrutura de pessoal suficiente para ministrar os cursos, com todas as atividades de aulas, orientações, defesas de trabalho de conclusão de curso e de qualificação, segundo os critérios do Ministério da Educação (MEC).

A proposta das parcerias é garantir uma formação continuada em lugares que possuem desigualdades inter-regionais, assim como o programa “Forma Pará” que garante cursos de graduação. Considerando a demanda, o projeto vai atingir lugares onde a graduação está consolidada, mas precisa avançar para outro nível, como a pós-graduação.

Entre os temas previstos no edital estão “Análise e descrição de língua indígena (famílias Jê, Juruna,  Munduruku e Tupi-Guarani)”, “Bem-estar, comportamento e nutrição de vacas leiteiras na Amazônia”, “Comunidades quilombolas no Pará: história e formação”, “Conflitos agrários na Amazônia: a disputa pela terra”, “Direito administrativo”, “Direitos humanos e relações étnico-raciais nas escolas”, “Diversidade, festa e fé: as manifestações afrodescendentes na Amazônia” , “Diversidade, festa e fé: os círios na Amazônia”, “Empreendedorismo e negócios criativos em gastronomia” “Enfermagem com ênfase em UTI” , “Engenharia de segurança do trabalho”, dentre outros.

As instituições interessadas devem requerer o credenciamento a partir da meia-noite do dia 25 de abril até às 23h59 do dia 06 de maio pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., enviando toda a documentação exigida no edital. Para informações de resultados e outras, consulte o site da Sectet: www.sectet.pa.gov.br.

Confira o edital na íntegra para informações de inscrição e dúvidas.