Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Saúde vocal: Palestra na Unifesspa vai abordar a importância dos cuidados com a voz

  • Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 17h34
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 13h24
  • Acessos: 938

unnamedNo próximo dia 12 de maio, a Unifesspa recebe o professor e fonoaudiólogo César Augusto Paro para uma palestra sobre a importância dos cuidados com a voz. O evento acontece às 9h, no miniauditório do ​IEDAR, localizado no Bloco Central da Unidade III, Campus Marabá. O evento é aberto a todos os servidores da Unifesspa, mas pretende atrair especialmente os docentes, comunicadores, entre outros trabalhadores que utilizam a voz como importante instrumento de trabalho.

Os professores precisam falar muito em sua rotina de ensino, pesquisa e extensão e, por isso, estão entre os profissionais com mais chances de desenvolverem um comprometimento na qualidade vocal pelo uso abusivo e forçado da voz no trabalho, a chamada disfonia ocupacional. Durante a palestra, serão fornecidas informações atualizadas sobre o trato vocal, os fatores que favorecem ou prejudicam a saúde da voz, bem como sugestões de boas práticas para evitar o desgaste da voz.

Esta atividade integra um conjunto de ações da Unifesspa voltadas à saúde e segurança no trabalho e faz alusão à campanha nacional “Amigos da voz 2022 – Sua voz importa!”, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.  Com tema homônimo da campanha, a palestra pretende alertar a comunidade acadêmica para os cuidados com a saúde vocal bem como refletir sobre a voz como instrumento de inclusão e igualdade de direitos.

São parceiros na realização deste evento: a Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep/Unifesspa), o curso de Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB/Unifesspa) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – Polo Carajás.

 

Fim do conteúdo da página