Internacionalização: Docentes da Unifesspa poderão fazer intercâmbio virtual em instituições mexicanas

• Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2022, 08h52
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 12h08

imagem bramexOportunidade de participar de projetos de pesquisa, colaborar e orientar teses e dissertações e outras ações que estejam previstas nos programas acadêmicos de graduação ou pós-graduação em instituições do México. Professoras e professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) têm essa chance por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-México (Bramex), que objetiva de promover e estimular pesquisa e o intercâmbio acadêmico para difusão de culturas entre Instituições de Ensino Superior (IES).

O Bramex Virtual ocorrerá no segundo semestre de 2022, e irá promover a internacionalização de estudantes da Unifesspa nas áreas de graduação e pós-graduação de várias áreas de conhecimento por meio de um intercâmbio gratuito e com atividades 100% virtual, sendo síncrona ou assíncrona. Para participar do programa docentes da Unifesspa deverão manifestar interesse em participar até o dia 10 de maio de 2022, respondendo o Formulário para manifestação de interesse, após a instituição deve enviar uma carta de adesão manifestando aceitação aos termos e condições estabelecidos na Convocatória.

As ações feitas pelas instituições aderentes, consistem em:

• Projetos de pesquisa.
  • Assessoria para a elaboração da tese/dissertação.
  • Qualquer outra que esteja prevista nos programas acadêmicos de graduação ou pós-graduação que oferecem as IES aderentes.

Os requisitos para o estudante participar do intercâmbio consistem em ter cumprido 40% da grade curricular, ter um bom rendimento acadêmico, estar de acordo com as exigências da instituição que irá se inscrever, e atender os requisitos da convocatória. O discente poderá antes do início de aulas do intercâmbio, fazer um acordo com sua universidade para definir quantas disciplinas poderá cursar e quais disciplinas serão reconhecidas no seu plano de ensino, ou seja, quais serão creditadas na grade curricular de sua graduação, esse contrato é denominado learning agreement, o qual será formalizado nos termos que estabelecem a IES de origem.

“A intenção é que os estudantes cursem disciplinas da própria grade curricular do semestre. É como se o estudante fosse estudar as mesmas disciplinas exigidas pela Unifesspa em outra universidade. Assim, ele poderá tanto creditar as disciplinas quando retornar como prosseguir com os estudos. Se ele tiver bom rendimento nas disciplinas feitas em mobilidade, poderá continuar na mesma turma e sem cair de bloco.”, esclareceu Lais Menezes, chefe do Departamento de Programas de Internacionalização.

De acordo com o  Prof. Dr. Diógenes Henrique Silva, assessor de Relações Nacionais e Internacionais da Unifesspa, entre as oportunidade que o Bramex pode trazer são parcerias com outros docentes de universidades mexicanas, agregando no seu currículo e possibilitando o reconhecimento internacional da Unifesspa. O professor destaca também que o fato do intercâmbio ser totalmente virtual facilita a participação da universidade e abre a possibilidade de contemplação de mais discentes, devido a falta de recursos para um intercâmbio presencial.

“Com essa possibilidade totalmente remota temos um problema a menos que é o deslocamento e, assim, temos novas oportunidades de fechar parcerias com instituições mexicanas que podem culminar em resultados pessoais para os professores. Para os discentes, esse intercâmbio será um marco por ganho cultural e de conhecimento, eles terão incremento na qualidade de seus trabalhos e poderão publicar em revistas internacionais. Essas parcerias iniciais possibilitam que os estudantes possam fazer intercâmbios de forma presencial futuramente", finaliza.

Outras chances para discentes também serão divulgadas em breve. Para mais informações, entre em contato com a Arni pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Saiba mais sobre oportunidades de internacionalização em: arni.unifesspa.edu.br.