Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisa analisa as barreiras para alfabetização matemática de alunos surdos em escolas públicas de Marabá

  • Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2022, 14h16
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 12h07
  • Acessos: 7610

estudante maysaEntender o processo de alfabetização matemática de surdos nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas em Marabá. Este é o objetivo de uma pesquisa desenvolvida pela estudante de Pedagogia, Maysa dos Santos. Fruto de um projeto de Iniciação Científica (PIBIC), o trabalho recentemente ganhou destaque com a publicação em um periódico nacional e também leva autoria do prof. Dr. Walber Costa, da Faculdade de Ciências da Educação (Faced) da Unifesspa.

Por meio de pesquisas bibliográficas, o estudo busca mapear as barreiras tanto na aprendizagem do estudante surdo em compreender e interpretar os conteúdos e conceitos matemáticos, como por parte do professor em ensiná-los, uma vez que a matemática possui códigos e símbolos muitas vezes de difícil compreensão e que requerem ser traduzidos para a língua natural do estudante.

Na prática, a pesquisa propõe entender, com o auxílio de outros trabalhos já publicados, como estes desafios podem ser superados, contribuindo para o avanço do aprendizado e como os conhecimentos matemáticos podem ser ampliados a partir da compreensão da matemática. Para isso, a partir do uso de textos matemáticos, analisar os processos tradutórios dos alunos surdos nas aulas de matemática e investigar porque o aluno surdo tende a usar a referencialidade quando traduz nas aulas de matemática.

“Pesquisar e escrever sobre a alfabetização matemática de estudantes surdos surgiu do interesse em compreender como este processo pode ser desenvolvido e as suas contribuições para o ensino e a aprendizagem. Nos estudos já realizados percebemos que os surdos encontram algumas barreiras na compreensão e interpretação da linguagem matemática. A partir disso, queremos pensar possíveis formas de minimizar tais barreiras, algo  fundamental para o processo de inclusão desses alunos”, explica a discente.

A estudante conta que embora não tenha visitado as escolas, devido à pandemia, o projeto já mostra resultados significativos. “Essa pesquisa me possibilitou novos conhecimentos acerca da surdez, da matemática, da linguagem e da inclusão, assim como contribuiu para a ampliação do debate relacionado à educação matemática para surdos a partir das produções científicas que realizei”.

Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, onde atua no grupo de trabalho “Diferença, Inclusão e Educação Matemática”, o pesquisador Walber Costa destaca a relevância deste trabalho no sentido de propor reflexões sobre inclusão nas práticas escolares, especificamente apresentando alguns apontamentos para o professor da educação básica que tem alunos surdos em sala de aula.  

Fomento à pesquisa - Para o professor Walber Costa, mesmo diante do cenário de fortes restrições orçamentárias para instituições de ensino superior e os sucessivos cortes no repasse de verbas para o desenvolvimento da ciência no país, é preciso incentivar e fortalecer a pesquisa científica nos cursos da universidade.

prof walber“Estamos sempre incentivando nossos alunos a realizarem pesquisa científica, a participar da iniciação científica, a publicação com qualidade, visando o crescimento do aluno e também valorizando cada vez mais a nossa educação pública de qualidade, baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

Na Unifesspa, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) é a unidade responsável por programar, orientar, coordenar e supervisionar as atividades de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os projetos de iniciação científica contam da Propit, que disponibiliza à comunidade editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM), com apoio das agências de fomento Fapespa e CNPq, além de editais de contrapartida institucional.

A diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Unifesspa, Prof.ª Dr.ª Anaiane Pereira Souza, explica que este já ocorreu lançamento de edital e implementação de 51 bolsas apoiadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), com a implementação de 42 bolsas Pibic e 9 bolsas PIBITI no mês passado, contemplando entre essas 20% de quotas destinadas para ações afirmativas.

“Atualmente, temos vigentes bolsas da Fapespa e do CNPq até o próximo semestre, com a perspectiva de novas bolsas e o lançamento de edital no início do segundo semestre de 2022. Para o CNPq, a perspectiva é de aproximadamente 55 bolsas PIBIC, 10 para o PIBITI, e 3 bolsas PIBIC – EM (destinadas à iniciação no ensino médio). Já para a Fapespa, temos a previsão de, aproximadamente, 100 bolsas, contemplando os programas PIBIC e PIBITI, além de ações voltadas para atingir também alunos dos cursos contemplados com o Forma Pará”, acrescenta. 

Leia, na íntegra, o artigo "Reflexões acerca do processo de alfabetização matemática de surdos".

Fim do conteúdo da página