II Encontro do PIBID-PRP pauta a formação inicial de professores e o diálogo entre a universidade e a escola

• Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2022, 11h03
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 12h06

Arte II PIbid e PRP 05.05.2022Com o tema “A formação inicial de professores e professoras no PIBID-RP-UNIFESSPA: diálogos entre a universidade e a escola”, o II Encontro Institucional Integrado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como objetivo divulgar os resultados obtidos e experiências vivenciadas durante os 18 meses de atividades desenvolvidas nesses Programas, durante o período da pandemia da Covid-19.

O PIBID é um programa que tem como objetivo proporcionar aos discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura uma inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. Enquanto que o PRP tem o mesmo objetivo, só que tem como foco o(a)s discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura.

A Unifesspa tem apoiado o credenciamento e as vivências das ações desses dois Programas Institucionais desde 2018, em parceria com a Capes. Nesta edição: O PIBID tem a participação de Licenciaturas em Língua Portuguesa (Campus de São Félix do Xingu), Geografia e História (Campus Xinguara), Química, Pedagogia, Física, Artes Visuais, Ciências Naturais, Geografia e História de Marabá. Enquanto que no PRP tem a participação da Educação do Campo, Artes Visuais, Língua Portuguesa, Pedagogia, Matemática, Ciências Naturais/Química, Física e Geografia.

É importante destacar que esses dois Programas da Unifesspa possuem atuações em cerca de 50 escolas de Educação Básica da rede pública, contando com a participação de 200 estudantes bolsistas, alguns voluntários vinculados aos cursos de licenciaturas e professores da Educação Básica.

Nesse evento, que tem como foco a importância da formação inicial de professore(a)s constituída no diálogo necessário entre Escola e Universidade, poderá ser prestigiado os trabalhos de estudantes que atuaram nos projetos de forma remota. Portanto, será um momento de “escuta”, mas também de aprendizagem, mediante o debate e problematizações por meio de palestras e socialização das atividades. "Diante do cenário nacional e do discurso de descrédito à ciência, defendemos uma universidade pública, múltipla de qualidade, onde todos tenham acesso e direito de frequentá-la", defende a organização do evento.

Inscrições via SigEventos!

12/05/2022

Manhã

8h30 – Mesa de Abertura

Local: Canal do YouTube da Unifesspa

Participantes: Prof. Dr. Denilson da Silva Costa (Pró-Reitor de Ensino de Graduação); Prof. Dr. Geovanni Cabral (Coordenador Institucional do PIBID); Prof. Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção (Coordenador Institucional do PRP)

9h00 às 10h30 - Palestra

Local: Canal da Unifesspa no Youtube

Tema: A formação de professores a partir dos programas PIBID e PRP

Palestrante: Dra. Cristiane Hauschild (Coordenadora Geral do ForPibid-PRP)

Mediador: Prof. Dr. Geovanni Cabral

10h30 – Debate

Tarde

14h30 às 17h30 - Programação Específica do PIBID

Local: Plataforma Google Meet – https://meet.google.com/uof-bgga-xwb

14h15 às 17h30 - Programação Específica do PRP

Local: Plataforma Google Meet – link a ser divulgado na página da PROEG, SigEventos e pelos Docentes Coordenadores de núcleos/projetos.

13/05/2022

Manhã

8h30 às 11h30 - Programação Específica do PIBID

Local: Plataforma Google Meet – https://meet.google.com/acs-ujes-fni

08h00 às 11h30 - Programação Específica do PRP

Tarde

16h00 – Mesa de Encerramento: O PIBID-PRP, Diálogos Entre a Universidade e a Escola: desafios e perspectivas

Participantes: Profa. Me. Vanja Costa; Profa. Alessandra Nunes; Profa. Dra. Adriane D. de Souza; Profa. Ioneide Couto

Mediação: Profa. Maria Elena dos Reis

Local: Canal do YouTube da Unifesspa

17h30 – Encerramento – Mística Estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.