Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comunidade acadêmica recebe as instalações do novo Bloco de Laboratórios Multidisciplinares da Cidade Universitária

  • Publicado: Terça, 10 de Mai de 2022, 12h07
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 12h00
  • Acessos: 1327

inauguracao laboA semana começou com inauguração na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Foi entregue à comunidade acadêmica, nesta segunda-feira (9), o Bloco de Laboratórios Multidisciplinares da Cidade Universitária. A nova estrutura irá beneficiar mais de mil alunos, permitindo avançar no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Agora, os estudantes, professores e técnicos terão um ambiente mais adequado e amplo para realizar suas atividades. Estruturado em três pavimentos, o prédio possui uma área total de mais de 2 mil m² de área construída e irá comportar 20 laboratórios, cada um com limite de 30 alunos.

Representando um investimento de mais de R$ 4,2 milhões, o novo prédio vai atender, em especial, aos estudantes do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) e do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

A inauguração foi muito celebrada pela comunidade universitária, que se fez presente na inauguração. Acompanhado do reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, e da vice-reitora, professora Lucélia Cavalcante, o governador do estado, Helder Barbalho, compareceu à solenidade representando o senador Jader Barbalho, que destinou, via emenda parlamentar, R$ 3 milhões para a construção do prédio. Representantes da gestão, autoridades locais e sociedade civil também prestigiaram o evento.

estudante bruno anchietaOs estudantes participaram da solenidade e destacaram o quanto esperaram por esse momento. “É uma grande conquista para todos nós, em especial do curso de Saúde Coletiva, já que antes não tínhamos laboratórios para realizar atividades práticas. Esse espaço irá ajudar a promover e a mostrar a importância da pesquisa, influenciando autoridades governamentais a olharem mais para os espaços acadêmicos e o que estamos produzindo na nossa região, por meio de pesquisa e da extensão”, afirma o estudante Bruno Anchieta, do 6º período.

Discente do 2º período do curso de Física, Theo Silva, vê essa nova estrutura como uma grande oportunidade de consolidar teoria e prática, visando uma formação de qualidade. “A prática é importante para o nosso curso. A gente consegue entender a ciência por meio de experimentos e, fazendo experimentos que comprovem a teoria, acaba fazendo com que a gente consiga desenvolver o nosso aprendizado”, ressaltou.

Novas possibilidades - Durante a inauguração, a diretora-geral do ICE, profa Joana Siqueira, falou sobre como essa nova estrutura irá beneficiar os mais de 400 alunos do Instituto, que compreende os cursos de licenciatura em Química, em Física, Ciências Naturais e Matemática. “Esses laboratórios são resultado de anos de trabalho e planejamento. Para nós é uma conquista que vai atender todos os cursos do ICE. Além disso, esses laboratórios também vão servir de apoio a pós-graduação, que no momento não têm laboratório especifico”, explica.

Já a profa. Clarissa Knoechelmann ressalta que o IESB ampliará de 4 para 11 o número de laboratórios disponíveis. “A melhoria básica é a oferta de boas aulas práticas para os alunos da graduação e a possibilidade de complementar as nossas pesquisas, o que é de fundamental importância não só para o desenvolvimento dos cursos, como também para a ciência na região”, disse.

IMG 8441A diretora-adjunta acredita ainda que, com a entrega dos laboratórios, os professores terão mais oportunidades de realizar novas pesquisas, ampliar as já existentes, além de conseguir novas parcerias com outras universidades. Por fim, destacou que o esforço agora será para equipar e, assim, garantir o pleno funcionamento dessas novas estruturas.

Parcerias ajudam no desenvolvimento – O sonho de ter um ambiente adequado para a realização de pesquisas, o fortalecimento do ensino e realização de ações de extensão se tornou realidade graças a parcerias. A interlocução entre o governo do estado e a Unifesspa tem contribuído para o desenvolvimento do estado.

Edilza Fontes, Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), explica a importância da destinação de recursos para o investimento na ciência. “Nós estamos hoje aqui para inaugurar um bloco de laboratórios, um bloco de laboratórios que é resultado de emenda do senador Jader Barbalho e também de recursos que a própria Unifesspa captou, então isso é muito importante, essa relação governo do estado e Unifesspa”, explicou.

Edilza pontuou ainda que a Sectet tem apoiado projetos de pesquisa da Unifesspa e que os laboratórios vão contribuir ainda mais para os estudos que são realizados. “O bloco de laboratório vai servir para o ensino dos vários cursos, porque os estudantes vão ter espaço de fazer suas experiências, mas ao mesmo tempo vai servir de laboratório para projetos de pesquisa que estes professores demandam para a secretaria de ciência e tecnologia que por seu lado apoia projetos que tenham uma aplicabilidade, que tenha na ponta uma política pública, que tenha resposta para os problemas da região”, informou.

IMG 8631Com os cortes orçamentários que as universidades federais têm enfrentado, o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, explica a importância de parceria e das emendas de bancada que destinam recursos para que as ações da universidade continuem a ser executadas. “O apoio da nossa bancada tem sido fundamental, dada a escassez de recursos de investimento. A cada ano nós temos recebido menos investimentos e essa interlocução com a bancada federal tem sido satisfatória. Com esses recursos é que nós temos conseguido fazer, por exemplo, um prédio como esse”, informou.

O reitor Francisco Ribeiro, reforçou a importância do bloco de laboratório multidisciplinar para dar ainda mais qualidade para o ensino de graduação. “Essa obra veio para dar ainda mais qualidade para o ensino e também para que o professor consiga desenvolver o seu trabalho de forma satisfatória, visto que, esses laboratórios seguiram todas as normas da ABNT, esses laboratórios também foram construídos com a participação dos professores, dos coordenadores e dos usuários do laboratório”.

Para Marcel Botelho, presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), a Universidade é indispensável. “Em qualquer uma das cidades do Brasil onde é implantada uma universidade, todos os indicadores de desenvolvimento melhoram e melhoram com sustentabilidade. Então a inauguração desse bloco de laboratórios será um hospedeiro de inúmeros projetos que tanto a Sectet como a Fapespa terão prazer em apoiar, além dos que já apoiamos. O governo do estado compreende a importância da ciência para tomada de decisão e para apontar os caminhos do desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

IMG 8865Sobre os desafios orçamentários e a importância da Unifesspa na promoção do ensino superior, Helder Barbalho pontuou que “em nome do senador Jader, queria parabenizar a Unifesspa e externar nosso orgulho pela grandeza, quantidade de cursos e a capilaridade com que a universidade tem se consolidado na região. Nós sabemos o quanto tem sido difícil a gestão do ensino superior no âmbito federal. E isso requer articulação e parcerias para que possa haver o incremento de verbas, via emendas parlamentares, como esta que foi destinada pelo senador Jader para a construção do Bloco de Laboratórios que está sendo inaugurado”.

Na oportunidade, o governador também destacou o sucesso da parceria da Unifesspa com o governo do estado, consolidada através do Programa Forma Pará, bolsas de estudo, projetos ou especialização. Ações que fortalecem e ajudam com que a Unifesspa continue a levar educação superior de qualidade por todo sul e sudeste do Pará.  

Todos inauguração

*Com fotos de David Alves/Agência Pará

Fim do conteúdo da página