Rádio na Feira: projeto do curso de Jornalismo da Unifesspa volta a ser realizado de forma presencial

• Publicado: Quinta, 26 de Mai de 2022, 17h18
  • Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 16h22

WhatsApp Image 2022 05 20 at 16.18.15

Na última sexta-feira, 20, aconteceu a primeira edição presencial da Rádio na Feira de 2022. Organizado por professores e alunos do curso de Jornalismo da Unifesspa, o projeto que leva a rádio da universidade para o mercado municipal de Rondon do Pará, voltou a ser realizado de forma presencial. Iniciado em 2019. A Rádio na Feira era realizada às sextas-feiras ou sábados e a programação contava com reportagens e entrevistas feitas pelos discentes do curso que também apresentam a rádio.

Contudo, com o início da pandemia e do período remoto o projeto foi interrompido e se manteve parado até esse ano. Agora, depois do retorno das atividades presenciais na universidade, os alunos puderam ter a oportunidade de retornar com a Rádio na Feira experimentando de forma prática e fora da universidade. Além de levar para mais perto da sociedade as informações que sejam de relevância para todos.

Atualmente responsável pela rádio, a professora dra. Elaine Javorski conta que a ação que antes era apenas um projeto de extensão, se transformou em uma prática para os alunos de Jornalismo, dentro da disciplina de Laboratório de Radiojornalismo. “Então a ideia é aproveitar essa oportunidade de fazer a rádio para valer paraRadio na feira que os alunos não façam reportagens que vão ficar só dentro da universidade, mas também vão ser reproduzidas na rádio. Ou seja, vão ter o seu material exposto ali, o que é muito legal. E o fato de fazermos uma rádio ao vivo com o horário para começar e horário para terminar também é muito bacana para entender essas rotinas produtivas do jornalismo para colocar em prática, tudo o que a gente aprendeu na teoria em sala de aula”, afirma a docente.

Além dessa primeira edição, a Rádio na Feira ainda conta com mais 4 edições que serão realizadas toda sexta-feira, até o fim do semestre letivo. A professora também conta suas expectativas com essa volta da realização do projeto presencialmente, “Minha expectativa também para essa nova etapa que nós estamos começando, é que a gente possa, nas próximas 4 semanas que a rádio vai para o ar, fazer um trabalho bem bacana levando informação de qualidade e que seja útil para as pessoas que estão ali na feira. Não só os feirantes, mas também as pessoas que estão circulando que estão fazendo compras e fazer com que essa informação chegue as pessoas”. A Rádio na Feira terá ainda edições nas próximas sextas-feiras até que o semestre letivo se encerre, sempre com a apresentação dos discentes do curso de Jornalismo que conversam com os moradores de Rondon do Pará sobre assuntos que sejam de interesse da comunidade.