Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa será anfitriã de umas das etapas da superliga universitária

  • Publicado: Quinta, 26 de Mai de 2022, 17h32
  • Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 09h19
  • Acessos: 825

reuniao superligaIntegrar e democratizar o acesso ao esporte universitário para as instituições públicas de ensino superior paraenses. Este é o principal objetivo de um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade do estado do Pará (UEPA), que foi oficialmente apresentado, na manhã desta quinta-feira (26), à Administração Superior da Unifesspa.

No gabinete da reitoria, em Marabá, o reitor em exercício, prof. Denilson Costa, a pró-reitora de extensão, profa. Lúcia Cavalcante e o chefe da Divisão de Assistência Estudantil, Elino Benício, puderam conhecer mais detalhes do projeto intitulado “Gestão do esporte universitário no estado do Pará”, que é e financiado por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET).

Na oportunidade, o coordenador do projeto, prof. Higson Coelho (UEPA), e o responsável pela Superliga Universitária, o servidor Celso Silva (UFRA), detalharam os objetivos, etapas e resultados esperados para esta ação inovadora de gestão do esporte, que irá integrar as seis IFES do Pará (UFPA, UEPA, UFRA, IFPA, Unifesspa e Ufopa), incluindo todos seus campi e polos nos municípios. A expectativa é envolver, diretamente, mais de 36 cidades do estado e alcançar até 85 mil alunos.  

A Gestão do Esporte Universitário no Estado do Pará será desenvolvido em modelo integrado e inclusivo, com foco na formação técnica e profissional em desporto universitário. Para isso, o projeto desenvolveu o próprio aplicativo tecnológico, e objetiva gerar um laboratório tecnológico de performance e análise esportiva universitária da Uepa, além da criação da Superliga Universitária do Pará. 

Ao término da reunião, foi exibido um vídeo com resumo do evento de lançamento da Superliga Universitária, realizado no início do mês, em Belém. A abertura teve a participação de oito delegações, com 64 equipes e um público de aproximadamente mil estudantes. A Unifesspa esteve presente e disputou uma partida de futebol de salão com um time formado por atletas quilombolas e indígenas.

“É fundamental a gente entender o esporte como um meio de integração entre os alunos, permitindo também que eles conheçam a própria estrutura da universidade. É uma porta de entrada na melhoria da saúde, para integração entre os atletas com outras instituições, mas além disso é uma ferramenta fundamental no processo de permanência na universidade”, declarou Elino Benicio. 

super liga reuniaoSuperliga - A Superliga Universitária é uma das etapas do projeto de Gestão do Esporte Universitário, do governo do Pará, organizado pela Uepa, com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). 

A competição será realizada de forma regionalizada através das regiões de integração do Estado do Pará, dividindo-se em 8 polos de disputa: Guajará e Marajó oriental; Guamá; Rio Caetés; Rio Capim; Carajás e Araguaia; Xingu e Lago de Tucuruí; Tapajós e Baixo Amazonas; e Tocantins e Marajó Ocidental.

Está previsto que a Unifesspa seja sede de uma dessas etapas, que deve ocorrer em Marabá no final do mês de agosto deste ano. As equipes vencedoras da fase regional serão classificadas para a grande final, a ser realizada na capital do Estado, Belém. De acordo com a organização, estima-se que a competição reúna mais de 8.000 alunos através da participação das seis universidades públicas do estado.

“A superliga surge no contexto de tentar entender de que forma o esporte pode auxiliar na educação, na produção de conhecimento, na qualidade do ensino e na permanência estudantil. E, com base nesses dados dessa pesquisa, que a gente tenha argumentos para propor políticas institucionais e públicas, transformar uma ação que é de governo para uma ação de estado, realizada de forma contínua" declarou Celso Silva. 

Fim do conteúdo da página