Unifesspa ofertará 15 novos cursos de pós-graduação, gerando 400 novas vagas

• Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 16h25
  • Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2022, 11h29

Novos Programas de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) serão ofertados pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio da Fundação de Amparo a Amazônia. Ao todo serão ofertadas 15 vagas distribuídas em vários munícipios do estado, com intuito de promover a qualificação de diversos profissionais.

Atual Sala de aulaA novidade representa um aumento significativo na oferta de vagas em cursos de pós-graduação lato sensu. Atualmente a Unifesspa possui cerca de 100 vagas de especialização, com os novos cursos a instituição passará a ofertar 400 novas vagas, todos com reserva para ações afirmativas.

Para o pró-reitor interino da Propit, Francisco Carvalho, a oferta dessas novas vagas tem grande representação para a Unifesspa e para todos os munícipios beneficiados. “A Unifesspa está inserida numa região de contraste, caracterizada por riquezas e grandes desigualdades sociais e, portanto, a ampliação da oferta de vagas na pós-graduação impacta fortemente na formação de recursos humanos qualificados na região, e contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico da região, uma vez que a educação tem papel importante na mobilidade social, econômica e cultural”, argumentou.

Em breve a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) irá divulgar os editais contendo as regras de seleção, prazos, bem com a distribuição das vagas. Confira a lista dos novos cursos de pós-graduação, a área de atuação e os municípios onde serão ofertados.

Área da saúde. Tema da pós-graduação: Saúde da família e Comunidade. Modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de Água Azul do Norte.

Área da educação. Tema da pós-graduação: Ensino, docência e educação básica. Modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de Ourilândia.

Área da educação. Tema da pós-graduação: Educação em ciências e matemática. Modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de Xinguara.

Área da educação. Tema da pós-graduação: Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de ciências e matemática. Modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de Santana do Araguaia.

Área da educação. Tema da pós-graduação: Educação matemática. Modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de Pau D’arco.

Área de Zootecnia. Tema da pós-graduação: Produção e nutrição de não ruminantes. Modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de Xinguara.

Área da comunicação e saúde. Tema da pós-graduação: Gestão da informação e comunicação na atenção primária em saúde. Modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de Bom Jesus do Tocantins.

Área de geociências. Tema da pós-graduação: Geologia e mineração na Amazônia Oriental. A modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de Parauapebas.

Área da educação. Tema da pós-graduação: Docência e gestão em educação escolar intercultural indígena. Modalidade presencial ofertada no munícipio de Itupiranga.

Área de engenharia e segurança do trabalho. Tema da pós-graduação: Engenharia mecânica e segurança do trabalho. Modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de Canaã dos Carajás.

Área de ciências sociais aplicadas. Tema: Gestão ambiental. Modalidade de ensino será presencial ofertada no munícipio de Abel Figueiredo.

Área de zootecnia. Tema da pós-graduação: Bovinocultura: produção e nutrição de ruminantes. Modalidade de ensino será presencial ofertada no munícipio de Redenção.

Área de geografia/ciências humanas. Tema da pós-graduação: Análise e produção de materiais didáticos para o ensino de estudos amazônicos. A modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de São Geraldo do Araguaia.

Área de Ciências Sociais aplicadas. Tema da pós-graduação: Estratégica no setor público. Modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de Rondon do Pará.

Área de tecnologia. Tema da pós-graduação: Ensino de ciências naturais: tecnologias para práticas pedagógicas. Modalidade de ensino será presencial e ofertada no munícipio de Taliândia.

Confira a relação das pós-graduações aprovadas aqui.