Com resgate histórico da Unifesspa e reflexões sobre a universidade pública, o VII Seminário Institucional de Formação Docente acontece nesta quinta-feira (23)

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 13h31
  • Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2022, 11h30

O evento teve início com atividade cultural e a composição da mesa de abertura, no auditório da Unidade III, do Campus de Marabá da Unifesspa

Apresentação música

Com a temática "Universidade pública: panorama e perspectivas global/local" teve início na manhã desta quinta-feira (23) o VII Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa. Na ocasião estiveram na mesa de abertura o pró-reitor de ensino e graduação, Denilson Costa; a diretora de ensino, Lygia Policarpio; a chefe de divisão de formação docente, Elizabeth Sabino.

O seminário funciona como um espaço de discussões/reflexões acerca da universidade pública, visando ao fortalecimento da formação docente na dimensão político-pedagógica e na afirmação da identidade profissional e institucional que mobiliza para o compromisso com a democracia e com a justiça social.

De acordo com o pró-reitor de ensino e graduação, a proposta do seminário é reunir os professores da Unifesspa para refletir sobre a prática docente. “Assim como em outras profissões, a prática docente precisa ser atualizada. A pandemia nos mostrou que existem várias ferramentas que podem agregar no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o seminário atual mostra as perspectivas do ensino superior do Brasil, a ideia é mostrar um pouco da nossa realidade orçamentária e todos os desafios que isso acarreta. É um momento de nos unirmos e resistirmos. Também passamos por troca de experiências, socialização com outros docentes. Por trocas de experiências e de conhecimento. O seminário passa por um momento de aprendizado mútuo”, destaca. Mesa Seminário de Formação Docente

A Coordenadora de Acompanhamento Docente e Discente da Proeg, Cleuzeni Santiago, explica que a temática desse ano foi pensada no contexto em que a Unifesspa completa 9 anos. “Hoje levantamos questões da Universidade como bem público do qual precisamos resistir para preservar”, pontua. Entre os pontos de qualificação do seminário deste ano, está o resgate da história da Unifesspa. “Recebemos um a quantidade significativa de novos professores então é muito importante resgatar a memória e a história da educação superior. O resgate serve de orientação e formação para os novos servidores uma vez que conhecer a instituição em que fazem parte, bem como o contexto em que está situada colabora com a compreensão da realidade da instituição, que é uma universidade inclusiva e que tem lutado e para ser um lugar democrático. Um local de transformação de vidas”, argumenta Cleuzeni Santiago.

Confira a programação completa do VII Seminário Institucional de Formação Docente aqui.