PESQUISA

Unifesspa firma parceria com Supremo Tribunal Federal em programa de combate à desinformação

• Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 17h09
  • Última atualização em Sábado, 02 de Julho de 2022, 00h57

STF 1O Supremo Tribunal Federal (STF) apresentou em maio desse ano o Programa de Combate à Desinformação, um projeto que conta com apoio de parceiros para promover ações e projetos educativos e/ou de esclarecimento das funções do tribunal, além de também combater práticas que colocam em risco a estabilidade e credibilidade das pessoas na democracia. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) entra como uma das instituições parceiras do STF, que também conta com entidades de classe, associações da sociedade civil organizada, startups e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Unifesspa, o processo encontra-se em fase de formalização.

Saiba mais sobre o Programa de Combate à Desinformação do STF

Criado em agosto de 2021, pelo então presidente do supremo, Luiz Fux, o programa junto com as universidades parcerias, desenvolverão pesquisas sobre o fenômeno da desinformação em diversas áreas de estudo. Na prática, a parceria prevê a realização de campanhas, divulgação de material jornalístico, checagem de fatos, palestras, cursos, entre outras ações. A Assessoria de Comunicação (Ascom) e a Faculdade de Comunicação (Facom), coordenam a interlocução do o STF.

À frente da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Unifesspa desde 2020, a profa. Janine Bargas fala como a ação do STF contribui com a universidade, “Em primeiro lugar, a parceria com o STF consolida a Unifesspa como uma Universidade a favor da democracia. Em tempos em que a democracia no Brasil e no mundo se vê ameaçada por diferentes frentes, ter um posicionamento nesse programa é fundamental. Em segundo lugar, do ponto de vista acadêmico, e também de um ponto de vista cívico, difundir informações confiáveis e verdadeiras sobre as eleições, a segurança consolidada das urnas eletrônicas, a importância do papel e do voto de cada um de nós e do pleno funcionamento das instituições deve contribuir para que a gente se sinta parte de uma coletividade, que tem interesses comuns e públicos, para reverter a crise que estamos vivendo”.

STF 2A professora também chama atenção para a importância de se fazer projetos como esse, por conta das intensas ondas de notícias falsas que chegam a população e causam certa desconfiança com relação ao funcionamento do governo e das instituições públicas, como a universidade, “Uma crise provocada por muitos grupos que não querem a democracia funcionamento. Institucionalmente, tanto a Unifesspa quanto o STF, são instituições que só têm razão de existir em um Estado Democrático de Direito e, portanto, devem defendê-la. Essa parceria nada mais é do que colocar em prática a nossa missão, em última instância, que é servir ao interesse público. Na Unifesspa, o programa de combate à desinformação vai estar presente em várias ações, como em campanhas informativas, checagem de fatos, com Facom e ASCOM e também com a participação de integrantes do STF em atividades nossas”.

A Faculdade de Comunicação (Facom) também está responsável, junto com a Ascom, pela interlocução entre a Unifesspa e o STF. A profa. Elaine Javorski, docente do curso de Jornalismo da Unifesspa, também compartilhou suas expectativas em relação ao programa. “A gente espera que essa parceria qualifique ainda mais o nosso trabalho, porque teremos algum tipo de apoio deles e que eles estão dispostos a conversar com os alunos, ajudar em outro projeto que nós tenhamos ligados a desinformação. Então, a expectativa é que a gente consiga se qualificar, melhorar o nosso trabalho com essa parceria e podendo ter essa interlocução nessa conversa, a troca de experiência e o intercâmbio com o STF e com a equipe de comunicação deles. Enfim, a gente também espera conseguir trabalhar com um jornalismo que reflita sobre as informações que tem ao seu papel também de crítica, para que as pessoas conheçam a mídia entendo como que ela funciona e, a partir disso, consigam ter uma visão mais crítica das notícias que recebem.”

A Facom já possui uma agência de checagem de informação, intitulada “Duvide!”, coordenada por ambas as docentes. No projeto, informações e notícias relacionadas à cidade de Rondon do Pará e da região que, possivelmente, sejam falsas, são analisadas pelos alunos do curso de Jornalismo, com a supervisão das docentes. O intuito é fazer com que a população da cidade não caia em notícias falsas e que também não as compartilhe.

Além da Facom e da Ascom, outras unidades acadêmicas e administrativas da Unifesspa podem integrar a parceria propondo ações e/ou abrindo espaço para conteúdos, palestras e cursos de pesquisadores e de profissionais do STF sobre o tema.