Forma Pará: Aula inaugural do curso de Direito da Terra é realizada em Itupiranga

• Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2022, 09h43
  • Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 23h16

direito da terraNo dia 04 de junho ocorreu a primeira aula do curso de Direito da Terra na cidade de Itupiranga. A turma conta com 50 alunos majoritariamente vindos das comunidades rurais, ribeirinhas, quilombolas e de assentamentos da Reforma Agrária. A oferta dessa turma se dá no âmbito do programa "Forma Pará", convênio de Cooperação Técnica e Científica com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Governo do Pará, Prefeitura de Itupiranga e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) convênio nomeado como Forma Pará.

A aula inaugural foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores de Itupiranga e contou com a presença dos estudantes, lideranças locais, coordenadores do curso de Direito da Unifesspa e representantes de entidades e movimentos sociais. A atividade foi uma recepção para a  inserção dos calouros na faculdade. Como acordado no convênio, a estrutura para as aulas é responsabilidade da prefeitura, como salas de aula, laboratório de informática, internet, materiais de consumo, incluindo estadia e alimentação dos professores da Unifesspa que darão aula.

O curso de Direito da Terra é ofertado na Unifesspa desde 2016, por meio de projetos. Trata-se de  uma oportunidade dos povos dos campos, dos rios e das florestas terem acesso ao curso de Direito na Universidade pública.A graduação tem duração de 5 anos e, atualmente, possui cinco turmas regulares. Não existem diferenças entre o curso ofertado no campus de Marabá e o do programa Forma Pará, já que possuem a mesma grade curricular, mesma carga horária. Porém, as aulas em Itupiranga  serão no período intervalar.

Outra cidade com turma ativa do Direito da Terra é Mocajuba, também fruto do Forma Pará.  Vale lembrar que, no início deste ano, a Unifesspa formou a primeira turma deste curso, sendo a primeira da Região Norte. Na ocasião, a turma que teve início em 2016.1 formou 42 alunos, todos filhos e filhas de assentados da reforma agrária.