Poslet: Mestrandos apresentam pesquisas durante congresso internacional da Abralic

• Publicado: Terça, 19 de Julho de 2022, 14h55
  • Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 10h14

poslet abralic 1Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras (Poslet) da Unifesspa apresentaram pesquisas no XVIII Encontro Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). O Congresso objetiva ampliar e garantir o espaço para a reflexão crítica, teórica e prática da literatura comparada produzida no Brasil e no mundo. Este ano, teve como tema “Mundo Com___partilhados”, sendo realizado de forma on-line.

Uma das participantes, a mestranda Barbara Albuquerque, bolsista CAPES, apresentou comunicação oral: "Cinema e literatura: Diálogos intermidiáticos nos filmes de Joaquim Pedro de Andrade", que teve orientação do Prof. Dr. Dirlenvader Loyolla.

Sob orientação do Prof. Dr Luis Antonio Contatori Romano, o mestrando João Paulo Costa, trouxe a pesquisa "Um olhar turístico-cultural na revista Travel in Brazil na perspectiva do Departamento de Imprensa e Propaganda: ideologia e (inter)nacionalismo". Já Maria do Socorro Camelo, expôs o trabalho "As vozes testemunhais no romance Milagre no Brasil de Augusto Boal". O trabalho tem orientação do professor doutor Abilio Pacheco de Souza.

Abralic -  A Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) congrega pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação em Letras do Brasil e do Exterior. Desde sua fundação, em 1986, a ABRALIC, uma das maiores associações de pesquisadores de literatura da América Latina, desenvolve e estimula a prática de fomento dos estudos comparatistas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras por meio da promoção de seminários, simpósios e cursos destinados ao público acadêmico. Mantém ainda publicações especializadas, realiza divulgação de obras científicas, literárias na área, estimulando o intercâmbio cultural com outras entidades congêneres nacionais e internacionais.

Sobre o Poslet – O Programa de Mestrado Acadêmico em Letras (POSLET), aprovado pela CAPES, é um curso presencial de pós-graduação stricto sensu oferecido pelo Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Tem como objetivo principal formar suprir uma demanda de pessoas formadas em Letras e em áreas afins, em Marabá e região, que pretendem seguir carreira acadêmica, através do aprofundamento de suas pesquisas iniciadas na Iniciação Científica ou em Trabalhos de Conclusão de Curso, na graduação, e do aprimoramento de conhecimentos voltados para a Educação Básica nas redes pública e privada da região.

Com duração de 24 meses, é dividido em duas linhas de pesquisas: “Estudos Comparados, Culturais e Interdisciplinares em Literatura” e “Linguagem, Discurso e Sociedade”. As seleções são anuais e constam de três etapas eliminatórias e duas etapas classificatórias.

Saiba mais em: www.poslet.unifesspa.edu.br

poslet abralic 2