Até 06/10: Mestrado profissional em História abre inscrições para a nova turma

• Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 17h39
  • Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 09h23

ProfHistória edital 2022 1A Comissão Acadêmica Nacional (CAN) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História / Mestrado Profissional (ProfHistória) torna público o edital para realização do Exame de Acesso 2023. As inscrições vão de 30/08 a 06/10/2022 e custam R$ 130,00. Ofertado de forma presencial e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 16, das 640 vagas ofertadas por todo o país, são destinadas à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Campus Xinguara.

Confira todas as informações aqui.

São pré-requisitos para participar da seleção: a) ser portador de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado pelo MEC; b) atuar como professor da rede pública de História em qualquer ano da Educação Básica; c) não havendo candidatos selecionados a que se refere o item “b”, as vagas remanescentes, em cada Instituição Associada, poderão ser atribuídas aos demais candidatos aprovados e atuantes como professores de História da Educação Básica em um quantitativo não superior a 20% daquele constituído pelos professores da rede pública matriculados no certame na instituição associada.

Na Unifesspa, há reserva de vagas para pessoas autodeclaradas negras; quilombolas; indígenas; pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis); refugiados, apátridas, portadores de visto humanitário; e pessoas com deficiência (PCD). Além disso, este ano há uma novidade: o ProfHistória da Unifesspa também realizará um Processo Seletivo Específico, com vagas destinadas apenas a docentes indígenas e quilombolas que atuam em escolas indígenas e quilombolas.

Veja o Edital completo

Com exceção do Processo Seletivo Específico para professores indígenas e quilombolas, o Exame Nacional de Acesso será realizado de forma presencial em Xinguara, sendo uma prova objetiva e uma discursiva, prevista para ser aplicada no dia 6 de novembro de 2022. O candidato deverá ser capaz de responder a problemas propostos, refletindo sobre os seguintes temas fundamentais da disciplina História e de seu ensino, entre eles: a construção do conhecimento histórico; os tempos históricos; memória e identidade; ensino, cidadania e diversidade cultural. O conteúdo programático completo da prova pode ser acessado junto aos anexos do Edital.

O Programa

O Programa Pós-Graduação stricto sensu, é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), possui conceito Excelente e tem como objetivo proporcionar uma formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na Educação Básica e conduz ao título de Mestre em Ensino de História.