Comunidade Xinguarense celebra aniversário da Unifesspa e dá inicio a programação do Congresso Interdisciplinar

• Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 19h29
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 10h49

Seguindo o calendário de comemoração dos 10 anos de Unifesspa, a comunidade universitária do Instituto do Trópico Úmido e demais setores da sociedade local participaram, nesta segunda-feira (19), da abertura oficial da programação do campus Xinguara.

Por lá, uma solenidade oficial com a presença da Administração Superior da Universidade, autoridades locais e comunidade deu start nos eventos alusivos comemorativos que vão ocorrer no âmbito do Congresso I Interdisciplinar “UNIFESSPA + 10” e seguem até o dia 24 de junho, com extensa programação que contará com palestras, exposições, feira de cursos, oficinas, ações em saúde, jogos internos e arraial junino.

O diretor-geral do IETU, prof. Pedro Ermita, agradeceu todos os envolvidos na organização do evento e lembrou dos contextos adversos impostos às universidades brasileiras nos últimos anos, em especial à Unifesspa, e os impactos no cotidiano da universidade. Ermita frisou ainda os esforços de técnicos e professores para a uma formação de qualidade a todos os discentes. “Nós somos uma Unifesspa com a cara da gente”, declarou.

Em seu pronunciamento, o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro externou satisfação pelo evento e destacou os principais compromissos da Instituição com Xinguara e toda a região do sul e sudeste do estado, com produção, sistematização e difusão nas mais diversas áreas do conhecimento.

“Nossa missão sempre foi clara: ampliar a formação e as competências do ser humano, visando a construção de uma sociedade justa, democrática e o avanço da melhoria da qualidade de vida. Nossa visão é ser uma universidade inclusiva e de excelência. Hoje celebramos uma década de conquistas, de desafios superados e, acima de tudo, a importância de uma universidade federal no interior da Amazônia”, pontuou.

Também participaram da solenidade, o prefeito de Xinguara, Moacir Pires, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Doutor Denilson Costa, A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, prof. Lúcia Cavalcante, o representante da Unidade Regional de Educação, Lázaro Borba, o técnico-administrativo João Gonsalves Neto e a representante discente Ester da Silva .

Sobre I CIIETU – O evento buscará se constituir como um espaço acadêmico reflexivo e estratégico para a melhoria das condições de Ensino, Pesquisa e Extensão na região Sul e Sudeste do Pará, congregando estudantes e professores dos cinco cursos que compõem o IETU: Geografia, História, Medicina Veterinária e Zootecnia, para os casos da graduação, além do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História/Mestrado Profissional (PROFHISTÓRIA), bem como reunindo docentes a alunos de outras instituições, professores da Educação Básica e/ou profissionais das áreas em destaque que atuem no município e nas cidades circunvizinhas.

Confira a programação dos próximos dias no campus Xinguara:

20/06/2023

Credenciamento

Hall do térreo do IETU

14h

Formação da Mesa de Honra com Direção do IETU, Direções das Faculdades, Coordenação do Mestrado, Representação dos Técnicos e Representação Estudantil)

Sala 13 ou Tenda da área externa do IETU

15h

Mesa Redonda: “UNIFESSPA +10: os desafios da pesquisa na Amazônia (avanços e perspectivas)”, Mediadora: Profa. Dra. Caroline Nebo (UNIFESSPA), com Prof. Dr. Laécio Sena (UNIFESSPA), Prof. Dr. Eduardo Salgueiro (UNIFESSPA), Prof. Dr. Lucas Abud (UNIFESSPA), Prof. Dr. Davi Passos (UNIFESSPA)

Sala 8 ou Tenda da área externa do IETU

17h

21/06/2023

Exposição de atividades de pesquisas desenvolvidas no IETU

Hall dos andares ou Tenda da área externa do IETU

11h

Vacinação antirrábica aberta à comunidade como fruto das pesquisas produzidas pelos docentes das áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia do Campus

Salas de Laboratórios do IETU

Exposição de atividades de pesquisas desenvolvidas no IETU

Hall dos andares ou Tenda da área externa do IETU

16h

Workshop para a comunidade interna e externa oferecida pelos Pós-Graduandos do Campus (Pesquisa e Ensino na Amazônia na área de História).

Sala 1 do IETU

17h30min

18h15min

Apresentações culturais pelos estudantes de graduação (música / bandas, poesia, solos).

Hall do 2º andar ou Tenda da área externa do IETU

22/06/2023

Palestras com docentes externos

Sala 2, 3, 8 e 13 do IETU

11h

Palestra sobre saúde mental com o Centro Acadêmico de História

Sala 4 do IETU

14h

Workshop para a comunidade interna e externa com os Pós-Graduandos do Campus (Pesquisa e Ensino na Amazônia na área de História)

Sala 5 do IETU

14h

Oficinas de produção de cadernos criativos (Pesquisa e Ensino) na área de Geografia.

Sala 6 do IETU

17h

18h30min às 20h30min

Atividades culturais com a participação da Banda The Lattes

23/06/2023

Feira dos cursos da UNIFESSPA

14h

Café com egressos (graduados e pós-graduados: o impacto da produção de CT&I em suas carreiras profissionais).

16h

Lançamento de livros oriundos de pesquisas da UNIFESSPA

Manhã, Tarde e Noite

Atividades de interação com a comunidade externa: Jogos IETU nos espaços esportivos da cidade (visando arrecadar alimentos não perecíveis para uma ação social no município).

24/06/2023

Manhã e Tarde

Tarde

Plantação de mudas frutíferas (ação socioambiental) para criar o “Pomar do IETU”.

Noite

Festa Junina do IETU