10 anos: Câmara dos Deputados celebra Unifesspa, UFCA, UFSB e UFOB

• Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 16h34
  • Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 17h42

Câmara dos Deputados 1A Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram homenageadas em Sessão Solene, realizada na Câmara dos Deputados, em celebração pelos 10 anos de criação. A sessão, realizada no plenário Ulysses Guimarães, nesta segunda-feira (26), foi requerida e presidida pelo deputado federal José Guimarães.

A mesa foi composta pelos reitores Joana Angélica Guimarães da Luz (UFSB), Jacques Antonio de Miranda (UFOB), Francisco Ribeiro da Costa (Unifesspa) e Silvério de Paiva Freitas Junior (UFCA). Ao iniciar a sessão, o deputado Guimarães classificou a criação das quatro instituições de ensino como “um marco na história da educação superior no Brasil”, e ressaltou que a ex-presidente Dilma Rousseff, que sancionou as leis de criação destas quatro universidades, enviou um vídeo para marcar a data, que pode ser visualizado abaixo, na íntegra:

Em pronunciamento do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), lido por Guimarães, foi saudada a relevância da solenidade. “O processo de interiorização do ensino superior foi de extrema importância no combate à exclusão em regiões historicamente esquecidas pelas políticas públicas de educação. Passada uma década da criação das instituições que ora homenageamos é possível constatar que elas, de fato, contribuíram para a redistribuição de capitais econômicos, simbólicos e culturais pelo país, promovendo a redução das desigualdades regionais”, afirmou o presidente da Câmara no pronunciamento.

Câmara dos Deputados 2A reitora Joana Angélica, lembrou parte da história da UFSB, desde a assinatura da lei de criação da universidade. “Temos muitas reflexões sobre o caminho que trilhamos até aqui. Ao longo desses dez anos enfrentamos muitas adversidades, muitas dificuldades provenientes da falta de investimentos em nossas universidades, mas nunca perdemos a esperança de que seríamos uma universidade com os pés fincados no território. Hoje a UFSB conta com 5.625 alunos ativos, sendo 3.654 cotistas, correspondendo a 65% do nosso alunado. Temos 1.628 concluintes, e destes, 68% são cotistas. Esses alunos estão distribuídos em 47 cursos de graduação, oito cursos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado”, detalhou.

Já o reitor da UFOB, Jacques Miranda, falou sobre a importância da interiorização promovida a partir da criação. “Há uma década o Brasil promovia uma mudança histórica na educação superior do nosso país. A presença das universidades federais sempre esteve majoritariamente associada aos grandes centros urbanos, e com atenção especial às nossas capitais. Hoje temos 39 universidades federais fora das capitais e toda a rede conta com 334 campi, sendo 238 interiorizados. Em 10 anos, recebemos mais de 11 mil estudantes, tendo sido diplomados mais de 1.600 jovens, que cursaram uma de nossas 30 graduações, além de vários titulados em nosso mestrado e doutorado”, contou.

Em um discurso de celebração, Francisco Ribeiro, reitor da Unifesspa, falou sobre as transformações sociais resultantes das universidades. “Esta sessão é um testemunho da importância das nossas instituições para a nação brasileira. A Unifesspa tem importância estratégica na formação de recursos humanos na Amazônia. Foi criada no dia 5 de junho, dia mundial do Meio Ambiente. Reconhecemos o significado simbólico dessa ocasião para a região Amazônica. A Unifesspa está fazendo a diferença na vida de mais de cinco mil pessoas, que se formaram e receberam seus diplomas, contribuímos para o desenvolvimento da região, e desempenhamos um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida de seu povo”, salientou.

Câmara dos Deputados 3Silvério Freitas, reitor da UFCA, falou sobre o papel das universidades para a superação das desigualdades regionais. “A criação das então novíssimas universidades federais foi um passo firme e muito necessário rumo à democratização do acesso ao ensino superior público de qualidade, e rumo também a um desenvolvimento regional sustentável. Na UFCA já formamos mais de três mil e setecentos estudantes de graduação e pós-graduação. Percorremos, nessa primeira década de vida, uma estrada razoável, mas é apenas um começo. Seguiremos firmes em energia e vontade de transformação, sempre em busca da excelência acadêmica e da justiça social”, afirmou o reitor da UFCA, Silvério Freitas Júnior.

A sessão solene teve a participação de reitores, reitoras, parlamentares, pró-reitores, servidores, da secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Denise Carvalho, e do secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Andifes.