Com participação de professor emérito da UFG, II Fórum das Licenciaturas da Unifesspa dialoga sobre formação docente

• Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 16h10
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 17h15

forlic Com o objetivo de promover diálogos entre os cursos de formação inicial e continuada de docência e de professores de redes de ensino da Educação Básica, teve início nesta terça-feira (4), em Marabá, o II Fórum das Licenciaturas da Unifesspa (Forlic). Este ano, o evento trouxe como tema a “Formação docente: desafios e perspectivas no Sul e Sudeste paraense”, reunindo a comunidade acadêmica e um público de convidados da Educação Básica de municípios da região.

A apresentação cultural do grupo do Divino Espírito Santo abriu as atividades do Forlic, que também teve transmissão pela internet. Na sequência, houve a comissão da mesa de abertura que contou com a presença da vice-reitora da Unifesspa, profa. Lucélia Cavalcante, dos/as pró-reitores/as de ensino, pesquisa e extensão, além de representantes discentes e docentes dos cursos licenciatura da Unifesspa.

Mediada pela vice-reitora, a primeira conferência do dia teve como convidado o Prof. Dr. Luiz Dourado, professor emérito da Universidade Federal de Goiás. Com ampla experiência na área de Educação e Sociologia da Educação, Dourado tem atuação focada em política educacional, políticas e gestão da educação básica e educação superior e desde 2001 é pesquisador do CNPq. Após as explanações foi aberto espaço para um fórum de discussões.

No período da tarde, os docentes Geovanni Cabral, Karla Rascke e Carlos Costa participaram do painel que abordou os Programas de apoio à formação de professores. Já o segundo painel refletiu sobre as interações entre Universidade e Escola a partir de duas perspectivas:  Formação de forlic profleitores em Goianésia e o Circuito científico em Canaã dos Carajás: diálogos interdisciplinares.

Sobre o Forlic - A programação busca socializar interações de práticas pedagógicas realizadas entre universidade e escola e expor desafios das licenciaturas da Unifesspa e estratégias para seus enfrentamentos. O momento também servirá para o conhecimento do alcance dos programas de apoio à formação docente no Sul e Sudeste do Pará e refletir sobre a implementação de resoluções relacionadas aos processos de formação inicial e continuada de docentes.

Organizado pelo Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada, o evento segue até esta quarta-feira (5) e ocorre no formato híbrido, presencialmente no auditório da Unidade III e com transmissão pelo canal da Unifesspa no YouTube.