UNIFESSPA SE MANIFESTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA

• Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2016, 17h16
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), emitiu uma nota pública sobre o cenário político-econômico atual do Brasil. A manifestação em defesa da democracia e contra as ameaças à ordem constitucional e aos direitos civis no país, foi aprovada pela maioria com duas abstenções, durante reunião do Conselho Universitário (Consun), órgão máximo de deliberação da Unifesspa, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 4.

Os membros do conselho externaram preocupação com o estado de agravamento que a crise institucional, política e econômica no País se encontrava e repudiaram a abertura de processo de impeachment contra a titular da Presidência da República, Dilma Roussef, deflagrado na Câmara dos Deputados.

Na última quarta-feira (30), outra manifestação pública no âmbito acadêmico demonstrou a mesma preocupação com o futuro do país. Um ato em defesa da democracia lotou o auditório da Unidade I, Campus Marabá, no qual estiveram reunidos professores, técnico-administrativos, universitários e integrantes da sociedade civil organizada.

Foto1ato

O evento reuniu mais de duzentas pessoas interessadas em discutir os rumos do País e o processo de impeachment aberto na Câmara dos Deputados, contra a presidenta da República, Dilma Rousseff, ato caracterizado pela maioria dos presentes, como um golpe contra a democracia.

O ato reuniu professores das três unidades da Unifesspa em Marabá, estudantes mobilizados através do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Jr. e do Levante Popular da Juventude; e o Coletivo dos Técnico-Administrativos em Educação da Unifesspa. Representantes dos quatro grupos formaram a mesa “Analise da atual conjuntura política e econômica”.

Estiveram na mesa o juiz federal do Trabalho no Pará, Jônatas Andrade, os professores Ailce Margarida Negreiros Alves (Educação do Campo / Unifesspa); Andre Oda (Ciências Sociais/Unifesspa); Cássio Augusto Guilherme (História / Unifesspa); Gilliard Silva (Economia / Unifesspa), a auditora geral da Unifesspa Julia Silva de Paulo (representante indicada pelos Servidores Técnico Administrativos); e Ruth Santana (Estudante de Pedagogia/ Unifesspa / Levante Popular da Juventude). A mediação coube a professora Lorena Fabeni, diretora da Faculdade de Direito da Unifesspa.

O reitor pro tempore Maurílio de Abreu Monteiro participou do evento acompanhado de outros integrantes da Administração Superior da Unifesspa.

Confira: NOTA PÚBLICA Unifesspa