Auditoria Interna prepara ações de aperfeiçoamento da gestão da UNIFESSPA

• Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2016, 11h48
  • Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2016, 10h27

Agregar valor à gestão da Unifesspa, com ações de aperfeiçoamento dos processos administrativos e de controle interno. Esse é o objetivo da Auditoria Interna (Audin), unidade recém-criada pela Instituição. Tendo como titular a servidora Júlia Silva de Paulo, a Auditoria auxiliará a gestão da Unifesspa por meio de orientações, recomendações, entre outras atividades necessárias ao cumprimento da legislação, visando garantir a eficiência da gestão pública.

O Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna (Paint), que contempla o conjunto de ações para 2016, foi apresentado aos integrantes do Conselho Superior de Administração (Consad), durante reunião realizada no dia 17 de março, sendo aprovado por unanimidade pelos conselheiros.

A auditora-geral destacou o compromisso da nova unidade em auxiliar a Gestão da Unifesspa, garantindo transparência e eficácia nos atos da Administração. “A Auditoria Interna deve analisar se nossos procedimentos administrativos estão de acordo com a norma legal. Nossa função é auxiliar os gestores nas suas ações, apontando sugestões que agreguem valor à Administração”, explicou.

Para este ano, o Paint apresenta quatro ações de controle interno, sendo uma realizada na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), uma na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e duas ações a serem realizadas na Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi).

O método de trabalho para o processo de auditoria interna será por amostragem. “Vamos fazer o acompanhamento às obras, observando se elas estão seguindo dentro dos contratos e se estão de acordo com a Lei 8666 de junho de 1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. Vamos acompanhar, ainda, os investimentos na área estudantil, verificando se as metas estão sendo atingidas. Também teremos uma ação na Progep verificando a atribuição dos cargos e funções gratificadas”, detalhou.

A primeira ação da Audin está prevista para o mês de maio e deve acontecer na Proadi, no período de 2 de maio a 30 de junho. A ação será verificar a regularidade dos processos licitatórios. Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) da Unifesspa, a auditora destacou, ainda, o apoio recebido pelos Administração Central para a implantação da Auditoria.

“Estamos nos sentindo contemplados nesse momento de implantação, com o incentivo e abertura por parte dos gestores e do nosso reitor. Queremos mostrar para nossa comunidade acadêmica que nosso papel não é apontar erros e responsabilizar gestores, mas sim verificar possíveis brechas nas ações administrativas e sugerir caminhos para evitar futuros problemas na Administração Pública. Nossos relatórios vão colaborar para que os servidores visualizem possíveis falhas e possam melhorar suas ações, visando o cumprimento dos princípios da efetividade, economicidade, eficiência e eficácia”, concluiu.

A Auditoria Interna funciona, atualmente, no prédio do Instituto de Geociências e Engenharias, na Unidade II, do Campus de Marabá, localizado na folha 17, no bairro Nova Marabá. Em breve, a Audin vai funcionar em novas instalações no prédio da Unidade III, na Cidade Universitária.