Título Doutor Honoris Causa a Frei Henri des Roziers (post mortem)

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 09h08 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 17h12 | Acessos: 3994

Frei HenriO título de Doutor Honoris Causa é atribuído às personalidades eminentes que se tenham distinguido por sua atividade em prol das ciências, letras e artes ou do melhor entendimento entre os povos. Em 12 de abril de 2018, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) concedeu esse título ao Frei Henri Burin des Roziers (post mortem).

A concessão foi justificada especialmente pelo trabalho do frei em causas humanitárias, na defesa e promoção dos direitos humanos de trabalhadores e trabalhadoras rurais e seus defensores, atuando como advogado na Comissão Pastoral da Terra, nas regiões do Bico do Papagaio e sul e sudeste do Pará, durante três décadas, desde 1980.

Por defender pequenos agricultores e sem-terra, o Frei chegou a ser ameaçado de morte por fazendeiros locais da região de Xinguara, onde residia. Ele também atuou na condenação de assassinos de líderes sindicais, sendo condecorado com diversos prêmios nacionais e internacionaiss. Faleceu aos 87 anos, em Paris, no dia 26 de novembro de 2017.

Relatório do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU): PDF.

Parecer da Relatoria Especial: PDF

Resolução que aprovou o título: PDF

Conheça a história do Frei nessa reportagem

Foto: Reprodução