Engenharia Química da Unifesspa é o melhor do Norte e Nordeste

Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 11h14 | Última atualização em Terça, 03 de Abril de 2018, 11h14 | Acessos: 3070

Veículo: images    Editoria: Cidades     Tipo: Matéria

Data: Quinta, 02 de Abril 2018 - 9:14    Assunto: Unifesspa Destaque Eng Quim Op 01

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está entre as 259 instituições públicas e privadas de ensino superior no País que ofertam o curso de Engenharia Química. Desse total, apenas 12 possuem a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação, entre elas a Unifesspa, única do Norte e Nordeste com essa pontuação quanto ao reconhecimento do curso, em uma escala conceitual que vai de 1 a 5.

“Para a Unifesspa, isso representa o reconhecimento do esforço coletivo - de técnicos, professores e alunos – para colocar a instituição não só como a melhor universidade da região Norte, mas entre as melhores do País. Temos motivos para comemorar bastante e toda nossa comunidade acadêmica está de parabéns”, destacou o reitor da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro.

A avaliação do MEC foi realizada no período de 11 a 14 de março e verificou três quesitos essenciais: a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e tutorial, além da infraestrutura disponibilizada. O curso de Engenharia Química foi muito bem avaliado em todos os quesitos.

Foram vistos e analisados os documentos protocolados pela IES no sistema e-Mec e outros durante a avaliação "in loco", entre eles: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico do Curso (PPC), relatórios de autoavaliação e demais relatórios disponibilizados pela IES, nos quais todos dentro do prazo de validade.

Os docentes atuantes no curso de Engenharia Química têm titulação obtida em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, distribuídos da seguinte forma: do total de 17 professores, 70% (12) são doutores e 30% (5) são mestres, possibilitando o atendimento do art. 66 da Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

O diretor do Instituto de Geociências e Engenharias, Prof. Dr. José de Arimatéia, parabenizou toda a equipe, enaltecendo a qualificação dos professores e técnicos que integram o curso, além de destacar a excelente estrutura física oferecida aos alunos.

"Recebemos com muita satisfação esse resultado. O conceito cinco vem premiar o enorme esforço realizado pela Unifesspa, em especial, o trabalho dos nossos discentes, técnicos e docentes do curso, posicionando a instituição entre as 12 melhores do país que ofertam Engenharia Química”, avaliou o diretor.

O curso

O curso de Engenharia Química foi criado pela Portaria n.º 47, de 17 de setembro de 2013, com oferta de 30 vagas anuais e em período integral de estudos, com previsão de formar a primeira turma em 2019 - com aproximadamente dez alunos egressos.

A estrutura curricular implantada no curso de Engenharia Química possui interação com o curso de Engenharia de Minas e, desta forma, por ser um curso mais antigo, contribuiu com docentes e experiência para o curso de Engenharia Química. Empresas como a Vale e a Alcoa estão presentes na região. Assim, a estrutura curricular do curso absorveu e contempla competências para a área da mineração (como a disciplina de Tecnologia Mineral).

Segundo o relatório de avaliação, a estrutura curricular implantada contempla, de maneira excelente, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: flexibilidade, interdisciplinaridade, acessibilidade pedagógica e atitudinal, compatibilidade da carga horária total de 4.155 horas, com articulação da teoria com a prática. (fonte: ascom unifesspa)

registrado em: