CORREIO DE CARAJÁS: Unifesspa faz revezamento temporário de servidores por causa da pandemia

Publicado: Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 11h54 | Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 11h54 | Acessos: 592

Revezamento de servidores da área administrativa vai perdurar até 25 de fevereiro na Unifesspa / Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) publicou, nesta terça-feira (8), a Portaria nº 0152/2022 que autoriza o revezamento de servidores para execução de atividades administrativas, no período de 9 a 25 de fevereiro de 2022. A medida leva em consideração o aumento dos casos confirmados de covid-19 no quadro de servidores, as notificações de casos e o aumento de circulação da variante ômicron no Brasil e na região.

A medida está em consonância com o disposto no Protocolo de Biossegurança da Unifesspa, que orienta alterações de regime de atividades na instituição diante do recrudescimento da pandemia. Na prática, o documento normatiza o revezamento já adotado em várias unidades e padroniza o procedimento para toda a instituição. O objetivo é reduzir a circulação do novo coronavírus nas dependências da universidade.

De acordo com a Portaria, o revezamento deverá acontecer em regime de turnos ou dias alternados, de modo que a ocupação física do local de trabalho (salas) não ultrapasse 50% da lotação total de seus servidores. A medida não incide sobre as atividades acadêmicas do período intensivo e não altera o calendário acadêmico, que prevê o início das aulas do regime regular para 7 de março.

Durante o período de revezamento, os servidores que não estiverem em trabalho presencial não ficam dispensados do cumprimento integral da sua jornada de trabalho de forma remota. Cabe à chefia imediata de cada unidade acompanhar as atividades desenvolvidas pelo servidor em trabalho remoto, mediante solicitação de preenchimento de Relatório Semanal de Atividades (modelo anexo na Portaria) e/ou por outro instrumento de acompanhamento compatível com as atividades desenvolvidas habitualmente.

Ainda segundo o texto da Portaria, enquanto desenvolverem suas atividades em trabalho remoto, os servidores deverão:

– Permanecer à disposição em dias úteis e nos horários de expediente estabelecidos pelo gestor da unidade;

– Manter telefones de contato permanentemente atualizados e ativos nos dias úteis e horário de expediente;

– Consultar nos dias úteis os meios de comunicação oficiais e sistemas institucionais, tais como: correio eletrônico, painel de memorandos, processos eletrônicos, documentos eletrônicos, Sistema SIG;

– Manter a chefia imediata informada, através de relatório semanal, acerca da evolução do trabalho e de eventuais dificuldades que possam atrasar ou prejudicar o seu andamento;

– Preservar o sigilo dos dados acessados de forma remota, mediante observância das normas internas de segurança da informação e da comunicação.

Novas medidas serão avaliadas durante o período e comunicadas oportunamente. Dia 26 de fevereiro, portanto, as atividades administrativas retornam à normalidade.

Bolsas a estudantes

A Unifesspa lançou os editais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) ofertando 60 (sessenta) vagas de bolsas de extensão para projetos e 40 (quarenta) vagas de bolsas de extensão para programas.

Segundo o cronograma dos editais 03 e 04/2022 PROEX que regulam a seleção dos programas e dos projetos, neste momento, os Docentes e Técnicos Administrativos em Educação com nível superior, efetivos da Unifesspa, são convidados a submeterem propostas nos editais entre os dias 03 a 21 /02/2022 (até 23h59mim), via módulo de extensão do SIGAA.

Posteriormente, os discentes de graduação que desejarem pleitear uma bolsa de extensão nos projetos selecionados poderão se inscrever entre 08 a 18 de abril de 2022, no SIGAA módulo de Extensão. (Fonte: Unifesspa)

registrado em: