CARAJÁS O JORNAL: Comunidade acadêmica e reitoria da Unifesspa buscam alternativas para ampliar bolsas

Publicado: Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 12h01 | Última atualização em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 12h01 | Acessos: 677

Com o intuito de encontrar soluções para aumentar o subsídio que concede desconto nas refeições do Restaurante Universitário (RU) da  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a gestão tem promovido diálogo com a comunidade acadêmica nos últimos dias. Nesta terça-feira (01), a reitoria se reuniu com os estudantes no gabinete onde apresentou o orçamento atual da universidade que prevê a concessão de 380 bolsas, que garante a refeição a R$2,50 a acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Dentro das possibilidades propostas pela administração está a realocação de recursos internos para subsidiar mais bolsas e assim ampliar o número de estudantes beneficiados com descontos nas refeições. A universidade também busca captação de recursos externos.

Ainda sobre esse assunto, uma nova reunião aconteceu nesta terça-feira (02) com a gestão e comunidade acadêmica no qual as necessidades estudantis foram apresentadas bem como o orçamento da Unifesspa. Na ocasião, foram discutidas alternativas viáveis para a ampliação de bolsas, dentro da realidade atual orçamentária.

Após muito diálogo entre a reitoria e a comunidade acadêmica, foi decidido que as representações acadêmicas devem se reunir com os demais estudantes da Unifesspa para propor coletivamente a realocação desses recursos e a forma de distribuição das bolsas. A proposta será apresentada à gestão superior até a próxima segunda-feira (07).

Entenda os valores

A extinção de cargos da área da produção de alimentos pelo Governo Federal, como cozinheiro, auxiliar de cozinha, etc, fez com que a Unifesspa recorresse à licitação para que empresas fornecessem alimentação no RU. A empresa vencedora da licitação RU Unifesspa ofereceu o menor valor por prato (R$12,75), dentre as cinco empresas concorrentes. Concessão do Restaurante Universitário em https://www.google.com/url?q=http://www.proad.unifesspa.edu.br/&source=gmail&ust=1644067881244000&usg=AOvVaw2Wd91ApQQU5AoNFFf1BfH2">www.proad.unifesspa.edu.br ). A Unifesspa, por meio dos recursos recebidos do PNAES, irá subsidiar parte do valor dos pratos para os alunos selecionados nos Editais da Proex.

registrado em: