BLOG DO VESTIBULAR: Unifesspa abriu inscrição de Processo Seletivo para indígenas e quilombolas (PSIQ 2022)

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 14h49 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 14h49 | Acessos: 962

Veículo: Blog do Vestibular

Data: 06/04/2022

Link: https://www.blogdovestibular.com/vestibular/unifesspa-abriu-inscricao-de-processo-seletivo-para-indigenas-e-quilombolas-psiq-2022.html

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abriu inscrição para o Processo Seletivo diferenciado para ingresso de estudantes de comunidades indígenas e quilombolas no ensino superior.

Vagas oferecidas

O PSIQ 2022 oferece 164 vagas, em 41 cursos de graduação, localizados nos campi de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

Quem pode concorrer?

Conforme edital, podem concorrer às vagas candidatos pertencentes às comunidades quilombolas e aos povos indígenas, observados os critérios de comprovação estabelecidos em Edital.

As vagas do Processo Seletivo Indígena e Quilombola (PSIQ) serão destinadas, prioritariamente, para candidatos que ainda não tiveram acesso ao ensino superior. Os candidatos serão selecionados por localidade de oferta e curso de sua escolha no ato da inscrição, conforme o seu desempenho no PSIQ Unifesspa 2022.

Inscrição

As inscrições para participação no PSIQ serão realizadas por meio da internet, no endereço eletrônico www.pse.unifesspa.edu.br, até as 18 horas do dia 20 de abril de 2022. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Para se inscrever, o candidato deverá anexar a documentação abaixo relacionada:

• Declaração de Autorreconhecimento, assinada pelo candidato;
  • Declaração de Pertencimento assinada por, pelo menos, 3 lideranças;
  • Cópia do Histórico Escolar de Ensino Fundamental e Médio;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou declaração de conclusão do Ensino Médio);
  • Carta de Intenção;
  • Formulário de escolha de opção de formato de entrevista.

Seleção dos candidatos

A seleção para os cursos de que trata este edital será realizada em duas fases e será compreendida por:

• Análise das Cartas de Intenção em língua portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Entrevista individual, de caráter eliminatório e classificatório.
    • As fases do PSIQ Unifesspa 2022 serão realizadas de forma híbrida.

Ações afirmativas

A Unifesspa possui diversas ações afirmativas para o ingresso e permanência dos povos indígenas e quilombolas na universidade. Entre elas estão o Processo Seletivo Indígena e Quilombola (PSIQ), aprovado em 2015 pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O PSQI é fruto de lutas e conquistas históricas das populações tradicionais e se constitui em uma das políticas de ação afirmativa da Universidade, por meio do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade).

registrado em: