VESTIBULAR BRASIL ESCOLA: Unifesspa (PA) está com inscrições abertas para Vestibular Indígena e Quilombola 2022

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 15h28 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 15h28 | Acessos: 703

Veículo: Vestibular Brasil Escola

Data: 06/04/2022

Link: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/unifesspa-pa-esta-com-inscricoes-abertas-para-vestibular-com-vagas-para-indigenas-e-quilombolas/352408.html

Processo oferece 164 vagas em 41 cursos de ensino superior.Por Lucas Afonso

Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará.
Campus Rondon do Pará da Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará.
Crédito da Imagem: Divulgação / Unifesspa
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará (Unifesspa) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Indígenas e Quilombolas (PSIQ) de 2022. Os candidatos podem se inscrever pela internet de forma gratuita até às 18h do dia 20 de abril.

Inscreva-se!

No momento da inscrição, os candidatos deverão anexar os seguintes documentos abaixo:

• Declaração de Autorreconhecimento, assinada pelo candidato
  • Declaração de Pertencimento assinada por, pelo menos, três lideranças
  • Cópia do Histórico Escolar de Ensino Fundamental
  • Cópia do Histórico Escolar de Ensino Médio
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou declaração de conclusão do Ensino Médio)
  • Carta de Intenção
  • Formulário de escolha de opção de formato de entrevista

Os modelos desses documentos estão disponíveis no edital do processo

Seleção

Os candidatos serão avaliados em duas fases. A primeira será a análise das cartas de intenção, em língua portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório. Já a segunda fase consiste na realização de uma entrevista individual.

Veja no item 8 deste edital as informações sobre a produção textual da carta de intenção que deve ser enviada no momento da inscrição até o dia 20 de abril.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)As entrevistas serão realizadas entre os dias 17 e 20 de maio, de forma presencial ou virtual, por pelo menos dois entrevistadores. Na entrevista, será avaliada a vinculação étnica/política do candidato através da sua história de vida e sua trajetória escolar. Os dias e horários das entrevistas serão divulgados em edital próprio no site do vestibular.

Oportunidades

O processo oferece 164 vagas distribuídas em 41 cursos de graduação ministrados no campi Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Santanda do Araguaia e Xinguara. Entre os cursos estão Medicina VeterináriaArquitetura e Urbanismo e Engenharia da Computação.

Confira abaixo as principais datas do processo:

• Até 20/04: Inscrições e envio da carta de intenção
  • 25/04: Lista preliminar das inscrições
  • 26 e 27/04: Recursos contra a lista preliminar das inscrições
  • 29/04: Lista final de inscritos
  • 29/04 a 08/05: Análise das cartas de intenções
  • 16/05: Divulgação dos dias e horários das entrevistas
  • 17 a 20/05: Entrevistas
  • 31/05: Resultado
  • 11/07: Início das aulas

Fique por dentro de mais detalhes e informações neste edital

registrado em: