O LIBERAL: Vestibular: Unifesspa abre inscrições para estudantes indígenas e quilombolas; confira o edital

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 15h34 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 15h34 | Acessos: 924

Veículo: O Liberal

Data: 07/04/2022

Link: https://www.oliberal.com/para/unifesspa-abre-inscricoes-para-estudantes-indigenas-e-quilombolas-confira-o-edital-1.520262

As inscrições são gratuitas e vão até dia 20 de abril

Reprodução/Unifesspa

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo diferenciado da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para estudantes indígenas e quilombolas, o PSIQ 2022. Interessados podem se inscrever gratuitamente até as 18h do dia 20 de abril, por meio do endereço eletrônico www.pse.unifesspa.edu.br.

O PSIQ 2022 oferta 164 vagas em 41 cursos de graduação a serem ministrados nos campi de MarabáRondon do ParáSantana do AraguaiaSão Félix do Xingu Xinguara. As vagas são, prioritariamente, para candidatos que ainda não tiveram acesso ao ensino superior.

Critérios de inscrição e processo seletivo

Para concorrer no PSIQ 2022, o candidato deve pertencer a comunidade quilombola ou a povo indígena, conforme os critérios estabelecidos no edital. A seleção levará em conta a localidade de oferta e curso escolhido pelo estudante no ato da inscrição, conforme seu desempenho no vestibular.Documentos necessários para a inscrição

• Declaração de Autorreconhecimento, assinada pelo candidato;
  • Declaração de Pertencimento assinada por, pelo menos, 3 lideranças;
  • Cópia do Histórico Escolar de Ensino Fundamental e Médio;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou declaração de conclusão do Ensino Médio);
  • Carta de Intenção;
  • Formulário de escolha de opção de formato de entrevista.

Em seguida, o processo de seleção se dará em duas fases de caráter eliminatório de classificatório: análise das Cartas de Intenção em língua portuguesa; e entrevista individual. Ambos os processos serão realizados de forma híbrida.

Inscrições Processo Seletivo diferenciado da Unifesspa (PSIQ 2022)

Período: até 20 de abril

Inscrições aqui.