PEBINHA DE AÇUCAR: Porta de entrada para ingresso na Unifesspa, Enem está com inscrições abertas

Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 14h24 | Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 14h24 | Acessos: 776

Começaram nesta terça-feira (10) as inscrições para a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova funciona como porta de entrada dos participantes para o ensino superior em instituições públicas em todo o país.

A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na Página do Participante, até o próximo dia 21. A taxa de inscrição é de R$85. A aplicação do Enem ocorre em dois dias. Neste ano, as provas estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. https://www.google.com/url?q=https://enem.inep.gov.br/participante/%23!/&source=gmail&ust=1652379181980000&usg=AOvVaw1-VvG-_Ym3FPAUxUwkvm9F"> Clique aqui e faça sua inscrição!

Podem realizar a prova todos aqueles que concluíram o ensino médio ou estão concluindo essa etapa. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar como “treineiros” e os resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Na prova, os participantes respondem a 180 questões objetivas em provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Os participantes também escrevem uma redação dissertativo-argumentativa a partir de uma situação-problema.

Como usar as notas do Enem – As notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.

O SiSU abre inscrições duas vezes por ano: uma no primeiro semestre, geralmente nos primeiros meses do ano, e outra no início do segundo semestre. Para se inscrever e concorrer às vagas não há pagamento de taxas. Durante o processo, o candidato escolhe até duas opções de curso, sendo possível alterar suas opções durante o período de inscrições.

Dentro da plataforma o candidato encontra as universidades inscritas no sistema e seus respectivos cursos, com o número de vagas a serem ofertadas. Elas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Como política de ações afirmativas, algumas instituições de ensino superior oferecem vagas reservadas aos candidatos que se enquadram naquele tipo de cota. Outras adotam bônus na nota do candidato.

Ingresso na Unifesspa – Com 8 anos de criação, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) tem oportunizado que milhares de pessoas tenham acesso ao Ensino Superior gratuito, fomentando a fixação de profissionais qualificados em suas regiões de origem. Assim, tem contribuído para a profissionalização de qualidade do norte do país em cumprimento à função social das universidades públicas, especialmente na região amazônica.

Contando com uma estrutura multicampi, a Unifesspa está presente em Marabá (sede), Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Atualmente, são ofertados 42 cursos de graduação na modalidade presencial, das diversas áreas do conhecimento. Além disso, desenvolve pesquisa e extensão que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Pará e do país.

Para os estudantes que pretendem concorrer a uma vaga na Unifesspa, é necessário que utilizem a sua nota da prova no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que é a principal forma de acesso às vagas da Instituição. O sistema utiliza as notas do Enem para fazer a seleção dos candidatos.

Outra característica da Unifesspa é a sua extensa lista de projetos dentro da tríade de Ensino, Pesquisa e Extensão. Com programas e projetos desenvolvidos, a universidade também conta com a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE), promovida pelas pró-reitorias Proeg, Propit e Proex que reúne os programas e projetos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão para que possam compartilhar suas experiências enquanto discentes e pesquisadores.

Ações afirmativas – A (Unifesspa) adota, em seu processo seletivo por meio do Sistema de Seleção Unificada, o SISU, a reserva de 50% das vagas nos cursos de graduação, conforme a https://www.google.com/url?q=https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12711-29-agosto-2012-774113-normaatualizada-pl.pdf&source=gmail&ust=1652379181980000&usg=AOvVaw2PrpCYN41CUL1qceTW7qqS">Lei nº 12.711/2012. Trata-se de uma política de ação afirmativa que tem como principal objetivo promover oportunidades para grupos sociais e/ou raciais que, historicamente, sofrem com a desigualdade. É necessário que todos os candidatos a essas cotas tenham feito o Ensino Médio integralmente em escolas públicas.

Cursos e campi – A Unifesspa está presente, com estrutura própria, ofertando cursos gratuitos de graduação em cinco cidades no Sul e Sudeste do Pará. São elas:

Marabá: Química, Ciências Naturais, Física, Matemática, Pedagogia, História, Ciências sociais, Geografia, Direito, Agronomia, Ciências Econômicas, Saúde Coletiva, Ciências Biológicas, Psicologia, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Geologia, Artes Visuais, Letras Língua Portuguesa e Letras Língua Inglesa.

Rondon do Pará: Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo.

Santana do Araguaia: Arquitetura e Urbanismo. Engenharia Civil e Matemática.

São Félix do Xingu: Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Letras – Língua Portuguesa.

Xinguara: Geografia, História, Medicina Veterinária e Zootecnia.

registrado em: