O PEROBAL: Pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas são selecionados em Edital Amazônia + 10

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 14h56 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 14h56 | Acessos: 1035

Veículo:  O Perobal

Data: 29/11/2022

Link: https://operobal.uel.br/ccb/2022/11/29/pesquisadores-do-centro-de-ciencias-biologicas-sao-selecionados-em-edital-amazonia-10/

Pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL foram contemplados no edital do Programa Amazônia +10, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico a partir de problemas da Amazônia, com foco no desenvolvimento sustentável. O edital deverá injetar cerca de R$1,8 milhão nos dois projetos, que servirão para compra de insumos e pagamento de bolsa de estudos para pesquisadores em nível de pós-doutorado. Ao todo, foram contempladas 39 propostas de 18 estados e do Distrito Federal, totalizando mais de R$ 41 milhões de investimento em projetos de pesquisa. O resultado pode ser conferido no portal do Programa Amazônia + 10.

Na UEL, os contemplados foram os professores Gerson Nakazato, do Laboratório de Bacteriologia Básica e Aplicada, e João Zéqui, do Laboratório de Entomologia Médica. No Paraná, além da UEL, somente a UFPR, UTFPR e UEM foram contempladas com recursos do programa. O edital está estruturado em três grandes eixos temáticos: territórios com infraestrutura e logística que facilitem o desenvolvimento sustentável em dimensão multiescalar; povos da Amazônia como protagonistas do conhecimento e da valorização da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas; e fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis pelos amazonienses.

O professor Gerson Nakazato foi contemplado com o projeto “Prospecção científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável de bioativos antimicrobianos a partir de resíduos de plantas da Amazônia”, que deverá reunir pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além dele, as professoras Lígia Galhardi, Sueli Ogata e Renata Kobayashi (todos do CCB) também deverão participar da pesquisa.

O estudo busca soluções de adaptação desenvolvidas conjuntamente com a população local a partir do processamento de insumos que deverão ser enviados pela UNIFESSPA para o desenvolvimento de extratos vegetais e de bioativos que tenham propriedades médicas antimicrobianas. De acordo com o professor, o projeto prevê duas frentes: a primeira, checar se os insumos (à base de plantas da região) têm propriedades antimicrobianas; já em uma segunda etapa, serão feitos subprodutos direcionados à área da Saúde. Segundo o professor os extratos deverão ser sintetizados em nanopartículas de prata, considerado um processo sustentável e menos tóxico.

Bioinseticida

As pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Entomologia Médica do CCB para controle da dengue e de outras doenças serão utilizadas por um grande grupo formado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto foi batizado de “Inovações tecnológicas para monitoramento, controle vetorial e dos agentes etiológicos da malária e dengue na Amazônia”.

Segundo o professor João Zequi, ao todo serão investidos R$ 800 mil em todo o projeto. Os recursos serão investidos em deslocamentos dos pesquisadores, compra de insumos e na produção de armadilhas e do bioinseticida. Ele explica que a proposta é realizar o monitoramento do mosquito com armadilha otimizada por vetor e vírus. Ao mesmo tempo será feito controle do mosquito da malária e do Aedes.

Na UEL, além do Laboratório de Entomologia, deverão participar dos estudos os professores Laurival Vilas Boas e Gislaine Trindade Vilas Boas, do Laboratório de Microbiologia e Renata da Rosa, do Laboratório de Genética. O projeto incluí também os pesquisadores Rosemary Aparecida Roque do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Joelma Soares da Silva, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Alisson Golias (UTFPR) e Mário Navarro e Francisco Assis Marques (UFPR).

registrado em: