Unifesspa terá viveiro com capacidade para produção de 70 mil mudas nativas

• Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 11h44
  • Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2016, 11h28

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai contar, a partir de setembro deste ano, com um viveiro para produção de mudas frutíferas e de essências florestais nativas. O projeto é resultado de uma parceria entre a Unifesspa e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflor-bio.

Para a criação do viveiro, a Unifesspa disponibilizou uma área de 360 m2 e o Ideflor forneceu os insumos e equipamentos necessários para a montagem. Na manhã desta quinta-feira (11), o Instituto de Estudo do Desenvolvimento Agrário Regional (IEDAR) recebeu todo o material que inclui sementes, adubos, volumosos (fibras de coco) e estrutura de irrigação. Para o transporte do material de Belém até Marabá, a Unifesspa contou com apoio da UFPA, que cedeu um caminhão e motorista.

De acordo com o diretor do IEDAR, José Anchieta de Araújo, o primeiro projeto a ser desenvolvido no viveiro vai beneficiar o Assentamento Veneza, em São João do Araguaia, com a distribuição de mudas de açaí. O viveiro terá capacidade para produzir 70 mil mudas nativas, entre elas de cupuaçu, pupunha, entre outras de essências florestais nativas para compor áreas de proteção permanente.

“Esse viveiro representa um enorme ganho para o curso de Agronomia, onde serão possíveis aulas práticas, desenvolvimento de pesquisas científicas e projetos de extensão que beneficiem a comunidade, enfim, uma importante conquista para o tripé da Universidade”, ressaltou o diretor do Instituto.

A montagem do viveiro será coordenada pelos colaboradores do Ideflor, Luziel Oliveira e Thiago Paixão, ambos alunos egressos do curso de Agronomia da Unifesspa. “Como ex-aluno, voltar à Unifesspa representando o Ideflor nesta parceria é motivo de orgulho, pois estamos colaborando com o desenvolvimento sustentável dos diferentes segmentos florestais e com a criação de um espaço fundamental para o aprendizado dos alunos de Agronomia”, comentou.

O engenheiro agrônomo do Ideflor, Emmanoel Carrolo, destacou a importância da parceria com a Unifesspa. “A expectativa é que os projetos a serem desenvolvidos no viveiro sejam pensados para as culturas regionais. Nosso objetivo é o fomento agroflorestal e a universidade é uma importante parceira”, afirmou.

O viveiro será montado nas delimitações da Área de Experimentação do IEDAR, um terreno localizado na Unidade III do campus de Marabá, que possui área total de 7,7 ha. O espaço será utilizado pelos alunos e pesquisadores da Unifesspa como laboratórios nas áreas de produção agrícola e animal.