Encontro discute importância do Arquivo da CPT de Marabá para o ensino de História

• Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 16h01
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2016, 09h24

Papim1Foi realizado na última segunda-feira (12), no auditório da Unidade I, o debate sobre a importância do uso dos arquivos da CPT de Marabá como metodologia de ensino aprendizagem dos alunos da educação básica. O objetivo foi discutir o uso do banco de dados e informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sobre a luta pela terra no Sul e Sudeste do Pará durante a ditadura civil-militar como estratégia para o ensino e pesquisa em História. O encontro faz parte do conjunto de atividades promovidas pelo Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica - Papim 2016.

Prestigiaram a programação do evento, professores de História e de outras áreas de conhecimento, estudantes de graduação, os bolsistas do projeto e técnicos da Universidade.

O coordenador do projeto, professor Fábio Pessôa (FAHIST/Unifesspa), relatou a importância das fontes documentais da CPT para a pesquisa em história. Além disso, permite trabalhar de forma interdisciplinar com outras áreas do conhecimento por meio de fotografias, jornais e outros documentos que se encontram no acervo da CPT.

A professora da Escola O Pequeno Príncipe, Edileuza Andrade, colaboradora do projeto, destacou a importância de se trabalhar a história da região na educação básica e os possíveis impactos sociais positivos que os usos das fontes podem fomentar no ambiente escolar.  “É muito importante para a educação os diálogos entre a educação básica e a universidade em encontros como esse”, ressaltou.

A programação contou com a participação de Emanuel Vanberg (Mano), que apresentou a trajetória de luta assumida junto à Comissão Pastoral da Terra no Sul e Sudeste do Pará e o papel desta organização que nasce em 1975 em resposta às violações dos direitos humanos perante os trabalhadores rurais na Amazônia.