Ecologia política da Mineração na América Latina é tema de minicurso na Unifesspa

• Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 16h02
  • Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 16h06

Minicurso1Foram iniciadas, nesta segunda-feira (19), no auditório da Unidade I do Campus de Marabá, as atividades do minicurso “A Ecologia Política da Mineração na América Latina”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e pelo Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade da Amazônia (PDTSA da Unifesspa. A formação também conta com a parceria de outras instituições, movimentos sociais e grupos de pesquisa da Região.

Os três primeiros dias de evento serão conduzidos pelo prof. Rodrigo Santos (UFRJ) e pela prof.ª Raquel Giffoni (IFRJ), que dialogam com o público presente, formado por professores, alunos do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade da Amazônia, alunos de graduação, moradores de assentamentos rurais, membros de comunidades afetadas pela atividade de mineração, membros de movimentos sociais e de comunidades quilombolas.

No primeiro dia do minicurso, foram relatadas diversas experiências relacionadas a conflitos e impactos vivenciados nos territórios, por pessoas afetadas pela atividade de mineração. As manifestações estão baseadas em um histórico de luta e resistência dos representantes das diversas comunidades presentes no evento.

O minicurso segue até o dia 23 de setembro, com debates e palestras que terão como foco a discussão sobre os desafios, conflitos e resistências, políticas ambientais, regulação e economia mineral.