Naia/Unifesspa promove ações educativas em alusão ao Setembro Azul

• Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2016, 16h56
  • Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2016, 17h00

Naia5O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) promove no mês de setembro uma série de atividades alusivas a programação do Setembro Azul. Estas ações fazem parte das comemorações do dia Nacional (26/09) e Internacional (30/09) do Surdo.

As atividades se iniciaram no 13/09/16 com a primeira turma do Curso Básico de Libras, com a finalidade de ofertar formação continuada a equipe do NAIA e a servidores docentes e técnicos da Unifesspa que trabalham nos setores de atendimento ao público. É necessário garantir espaços de aprendizagem em Libras, para superação de barreiras na comunicação. A difusão da Libras através do curso é uma das possibilidades de se contribuir com o uso dessa Língua em diversos contextos socioculturais, e especialmente nas instituições de ensino como a Unifesspa.

A IV Roda de Conversa discute “Direitos do(a) surdo(a): acesso e ensino qualificado da educação básica ao ensino superior”. O evento que ocorreu na última quarta-feira (28), foi idealizado a partir de diálogos com a comunidade surda, integrado ao conjunto de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica sob a coordenação da Profª. doutora em Educação Especial da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e sua equipe de 24 bolsistas e duas técnicas.

Prestigiaram a abertura da IV RODA DE CONVERSA SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA SURDA, a prof.ª Drª Fernanda Ferreira, no exercício da Reitoria da Unifesspa e também representando a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e inovação tecnológica - Propit; a Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Prof.ª Drª Lucélia Cavalcante C. Rabelo; o Pró-Reitor de Ensino de Graduação – Proeg – Prof. Dr. Sebastião, a representante da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – Proex – Técnica Esp. Ivonilce Brelaz; a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – foi representada pelo Técnico Francisco José Pereira da Silva e os Representantes da Comunidade Surda: Marcus Vinicius Peres da Silva e Marcelo Luz.

Na mesa de Discussão cujo tema: “Direitos do(a) surdo(a): acesso e ensino qualificado da educação básica ao ensino superior” estiveram presentestambém,os representantes da Comunidade Surda: Marcus Vinicius Peres da Silva e Marcelo Luz; a Profa. Esp. Joseane M. S. S. de Aguiar – da Escola Estadual e Municipal Jonathas Pontes Athias; a Profa. Ma. Francisca M. Cerqueira – Professora do Atendimento educacional especializado da Rede Municipal e Estadual de Ensino; o Prof.  Me. Walber Christiano L. da Costa – da Unifesspa – IEA/Campus de Santana do Araguaia e a Profa. Drª. Lucélia C. C. Rabelo – Da Unifesspa – ICH – FACED e coordenadora do NAIA.

Durante a rodada de discussão, os participantes ouviram relatos dos palestrantes surdos e profissionais ouvintes especializados na área de surdez e atuantes com alunos surdos sobre os grandes desafios, dificuldades e conquistas no processo de escolarização na escola regular e IFES. Foram destacadas a falta de condições de acessibilidade, a forma injusta de provas nos processos seletivos e concursos nas Universidades que não consideram as singularidades das pessoas surdas garantidas por lei. Muitas críticas foram expressas no evento, regada de vários momentos e emoção que marcaram as manifestações dos surdos.

A programação de hoje (29) reserva uma apresentação cultural com o tema: “A Cultura como instrumento de difusão da Libras”, onde ocorrerão apresentações culturais com surdos e em Libras – das 19:00h as 20:30h – na Morada das Artes/Unifesspa Unidade 1
Serão apresentadas Histórias de vida de pessoas surdas— pequenos documentários. Além disso, haverá apresentação da Peça a Dama e o Vagabundo (atores surdos Marcos e Ana Carolina); Dança com Tiago (surdo). E apresentação de Músicas em Libras pelos alunos do Curso de Libras da Unifesspa.

Histórico de atuação do NAIA

Nos últimos três anos, a Unifesspa tem contribuído com políticas públicas voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência por meio do NAIA, e em especial, dedica-se a apoiar causas de movimentos sociais e políticos das pessoas surdas. Em 2013 e 2014 apoiou com sua equipe as festividades e programações alusiva ao Dia Nacional do Surdo – 26 de setembro e dia Internacional do Surdo dia 30 de setembro. Compreendendo esse momento, como um espaço de dar visibilidade as condições de exclusão que historicamente esta população ainda enfrenta na sociedade, assim como as conquistas efetivadas. Com o objetivo de contribuir com a garantia de condições de acessibilidade que respeito a língua materna do surdo, a Libras, a Unifesspa, organiza anualmente atividades alusivas às datas citadas. “Uma das principais violações, referem-se as barreiras na comunicação. O direito de se comunicar em Libras é um dos principais direitos que se luta para ser efetivado”, destacou a professora Lucélia Cardoso.