Capes promete liberar R$150 mil para doutorados interinstitucionais da Unifesspa
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) receberá R$ 150 mil para o custeio de dois novos cursos de pós-graduação: o Doutorado Interinstitucional em Saúde Coletiva e o Doutorado Interinstitucional em Geografia Humana. A promessa de liberação de recursos foi feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante reunião realizada com reitores da Região Norte, em Brasília.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Unifesspa (Propit), Prof.ª Dra. Fernanda Carla Lima Ferreira, participou da reunião e relatou as dificuldades da Instituição para o avanço do ensino, pesquisa e extensão. “Nós apresentamos as demandas da nossa universidade considerando a atual conjuntura econômica e política do país e sensibilizamos a Capes sobre as especificidades da nossa Região”, afirmou a pró-reitora.
A expectativa é que as aulas dos dois cursos de doutorado sejam iniciadas em março de 2017. De acordo com a pró-reitora, a Unifesspa vem sofrendo com contingenciamentos e demonstrando ao MEC a preocupação com o orçamento previsto pelo PLOA 2017. Se aprovado, a Unifesspa poderá sofrer um corte de quase 50% orçamento de investimento, entre outras limitações.
Na última quinta-feira (29), a professora Fernanda Carla, no exercício da Reitoria, juntamente com reitores da Região Norte, participou de reunião com representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com o secretário de Educação Superior (Sesu), Paulo Barone, para discutir, mais uma vez, as demandas da Unifesspa, além de apresentar as proposições da Carta de Rio Branco, produzida na capital do Acre, no mês de agosto, durante o VI Fórum de Reitores da Região Norte.
Redes Sociais