Professor da Unifesspa organiza evento em Portugal

• Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2016, 18h36
  • Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2016, 18h39

O Professor Doutor Fábio Mário da Silva, lotado no IEX (Instituto de Estudos do Xingu), em São Félix do Xingu e que leciona no Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado, o PosLetras, em Marabá, é um dos organizadores da III Jornadas em Estudos de Género no âmbito lusófono e italiano a tcartaz jornadas em estudos de genero ITranscorrer nos dias 21,22 e 23 de novembro próximo, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Portugal.

Outro professor da Unifesspa, Carlos Augusto Carneiro Costa, diretor do IEX, tem uma comunicação no evento este ano. A terceira edição surge após os debates lançados com êxito nas I e II Jornadas em Estudos de Género no âmbito lusófono e italiano, respectivamente, em 2014 (na Universidade de Lisboa) e em 2015 (na Università degli Studi di Napoli), segundo relatou o professor Fábio Mário.

Nesta edição, além de conhecer os resultados do projeto itinerante que tem por objetivo, dentre outros, a tradução de alguns poemas das escritoras Ada Negri e Florbela Espanca, “proporemos uma nova perspectiva reflexiva estimulada pela ocasião, uma vez que a nossa Jornada se realizará justamente no mês dedicado ao combate à violência contra a mulher”, informa o professor.

Durante os três dias serão analisados alguns tópicos como a condição feminina no mundo lusófono e italiano: violência, abusos, direitos e desigualdades; as mulheres e escrita na literatura italiana e/ou nas literaturas em língua portuguesa; as personagens femininas nas literaturas italiana e em língua portuguesa; a tradução de autoras de língua portuguesa e de língua italiana; arte e género no contexto luso-italiano; língua, linguagem e género(s) nas línguas italianas e portuguesa e teoria dos Feminismos e teoria “queer”. O próximo evento está previsto para 2017 em Roma-Viterbo e em 2018 em Veneza.