Instituto de Ciências Sociais Aplicadas é apresentado para a comunidade de Rondon do Pará

O reitor pro tempore da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro, participou na última sexta-feira (26/10) da apresentação para a sociedade do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

• Publicado: Segunda, 29 de Setembro de 2014, 11h37
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Implantado no Campus Universitário de Rondon do Pará. Acompanhado da prefeita de Rondon, Shirley Cristina de Barros Malcher, o reitor conferiu as instalações existentes e apresentou a universidade para a comunidade e para os 120 alunos do 3º ano do ensino médio presentes.
“Vocês terão a oportunidade de poder estudar em Rondon, no ICSA, por meio do Enem. Oferecemos aqui, por enquanto, os cursos bacharelados em Administração e Ciências Contábeis. Futuramente teremos mais cursos. Quero que todos vocês estudem na região Sul e Sudeste do Pará e que construam conosco uma universidade com solidariedade”, frisou Maurílio que ressaltou ainda a importância do apoio da Prefeitura de Rondon do Pará na implantação do ICSA.
Na oportunidade, prof. Leandro de Oliveira Ferreira apresentou à comunidade presente, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em que ele é o diretor. “Vamos ser excelência nas Ciências Sociais Aplicadas. Os alunos dos municípios vizinhos sentirão orgulho de vir estudar em Rondon nos cursos já existentes e nos que ainda serão criados”, pontuou.
O diretor do ICSA mostrou ainda aos alunos algumas das reformas já concluídas, como cinco salas de aulas e o laboratório de informática, além das obras em finalização da estação aérea de eletricidade, banheiro adaptado para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), cantina e local para copiadora.
Novo prédio
O reitor apresentou a maquete das edificações no terreno do ICSA onde está previsto a construção de auditório, laboratórios, cantina e residência estudantil. Ele ressaltou ainda o lançamento do edital de licitação publicado no último dia 15/09 para a construção de um prédio de quatro pavimentos que deve ficar pronto em 2015. O valor a ser licitado é de R$ 4.120.496,85.

Ainda segundo Maurílio, a equipe de Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) no ICSA que conta hoje com um secretário-executivo, já tem reforço previsto por meio do concurso público do Edital 51/2014 que está em andamento. São ofertadas duas vagas para Assistentes em Administração, uma para Técnico de Tecnologia da Informação, uma para Bibliotecário-Documentalista e outra para Pedagogo.
Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Indagada pela imprensa local sobre a disputa aberta pelos cursos de comunicação social com o município de Marabá, a prefeita de Rondon do Pará, Shirley Cristina, disse que vai lutar para ter os cursos no município e que estimula a todos para serem entusiastas da educação e da vida.
“É bom ver o entusiasmo do professor Maurílio com a educação. E para isso a Unifesspa tem nosso total apoio. Apesar da Unifesspa ter sido a universidade criada com o maior número de campi não foi fácil trazê-la para Rondon. Lutamos politicamente com outros municípios. Hoje oferecemos da creche ao ensino superior e isso é fundamental para o nosso desenvolvimento.”, frisou.
Segundo Shirley, o debate sobre os cursos de comunicação social é legitimo. “Vou buscar apoio e lutar para manter os cursos de jornalismo e publicidade e propaganda em Rondon. Se Marabá acha que merece mais porque tem mais veículos de comunicação, vou mostrar que eles já tem outros cursos como medicina e direito e que se nós historicamente nos deslocamos para lá para estudar, por que agora eles não podem vir estudar conosco em Rondon? A ideia da Unifesspa não é atender Marabá, mas sim a região. Queremos crescer também. Aqui teremos casa do estudante”.

Saiba Mais

Lançados os editais para construção de dois prédios de aulas nos Campi de Rondon do Pará e Xinguara
(Texto e foto: Fabrizio Franco/ Assessoria de Comunicação da Unifesspa/ (94) 8156-5797)