PNAIC Unifesspa promove 1º Encontro Presencial de Formação Continuada

• Publicado: Segunda, 30 de Janeiro de 2017, 10h31
  • Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2017, 14h59
  • Acessos: 2057

pnaicmarabaFoi realizado na terceira semana de janeiro, o 1º encontro presencial de formação continuada com professores orientadores de estudos e coordenadores locais e regionais, que compõe a equipe de trabalho em polos abrangidos pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), gestão Unifesspa. Os polos onde aconteceram as formações foram os municípios de Marabá, Parauapebas e Redenção, abrangendo um público de mais de 3500 professores das séries iniciais de 32 municípios e contribuindo no processo de alfabetização nos domínios de leitura, escrita e matemática de mais de 130 mil crianças.

A professora Sílvia Lopes, do municipio de Tucumã, destacou a importância do encontro para as discussões sobre a organização do trabalho escolar. "O encontro foi primordial, já que vamos iniciar as formações e jornadas pedagógicas. A questão da análise dos livros didáticos, as dinâmicas e trocas de experiências foram muito enriquecedoras", avaliou.

Para o coordenador geral do PNAIC UNIFESSPA, professor Dr. Ronaldo Ripardo, o sucesso dessa primeira formação foi possibilitado pelas parcerias institucionais importantes estabelecidas com a Reitoria, com as secretarias de educação dos municípios e também pelo trabalho contínuo da equipe que compõe a gestão PNAIC UNIFESSPA (Coordenadores, formadores e supervisores). Segundo ele, ações focadas nas séries iniciais são decisivas para o processo de ensino que prossegue, pois, uma base fundamentada, refletirá em uma educação básica mais consolidada.

Sobre o PNAIC

Trata-se de um compromisso formal assumido pelos governos federal, do distrito federal, dos estados e dos municípios para assegurar alfabetização de todas as crianças no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo, estabeleceu-se como eixo principal do programa a formação continuada de professores alfabetizadores. A UNIFESSPA integra o comitê Gestor, na qualidade de instituição formadora responsável por sua execução, que prevê a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos, nos domínios da leitura, escrita e matemática;e a formação e constituição de uma rede de professores orientadores de estudo.

Ações Futuras

Uma segunda formação presencial deverá ocorrer no mês de março, em outros municípios polos, onde se espera continuar contribuindo para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores das redes públicas de ensino, apoiando o trabalho desses profissionais na consolidação das competências e habilidades de leitura, escrita e matemática de seus alunos.

pnaic rendencao