Historiador egresso do PDTSA lança livro na Unifesspa

• Publicado: Quarta, 08 de Março de 2017, 01h00
  • Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2017, 17h44

livro 2

O historiador e escritor Tiese Teixeira Júnior, aluno egresso do Programa de Pós-Graduação Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PDTSA/Unifesspa) lançou no último dia 7 de março, durante a programação do II Colóquio Dinâmica Sociocultural na Amazônia, o livro

Fazendo as pazes com a natureza? Estudo sobre a implantação do projeto “município verde” em Paragominas (PA), fruto de sua dissertação de mestrado defendida em 2014, na Unifesspa.

O livro, de cento e quarenta páginas, foi publicado pela Editora Prismas, de Curitiba (PA) e tem a apresentação da professora doutora em Sociologia Maria José da Silva Aquino (UFRJ) e prefácio do professor doutor William Santos de Assis, da Universidade Federal do Pará. A obra discute Paragominas, um território de experimentação, de mobilização e de ação, cuja marca produzida, e mais tarde adotada como política estadual pelo Pará, como Município Verde, e significativa no âmbito dos desafios próprios às iniciativas econômicas e politicas que procuram se apresentar como ambientalmente corretas, sobretudo após ter vivido a experiência de uma identidade associada às práticas econômicas denunciadas a partir do parâmetro da sustentabilidade traduzido em marcos regulatórios federais.

livro

Os relatos trazidos por Teixeira Júnior dão conta de mostrar o esforço de uma sociedade agonizante que teve que reaprender a conviver com a natureza. Ao apresentar o livro, o autor agradeceu aos professores do PDTSA por sua formação no mestrado e considerou muito importante a proposta interdisciplinar do curso que envolve experiências e abordagens teóricas de Sociologia, Direito, Biologia, Letras, Artes, Geografia, Agronomia, entre outras áreas. Teixeira Júnior trouxe e distribuiu seu livro para os professores do PDTSA e os alunos das turmas do curso de pós-graduação presentes ao evento.

Outros livros

Teixeira Júnior, doutorando em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, NAEA/UFPA, também é autor dos livros “Estudos Amazônicos: Ensino Fundamental” (2010); “Escolas da Amazônia: Memórias” (2015); o livro de contos “Pelas Margens do Pará” (2016); e “Estudos Amazônicos: Ensino Médio” (2016).