Unifesspa de Todos Nós discute demandas do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas

• Publicado: Segunda, 20 de Março de 2017, 10h49
  • Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2017, 11h42

UDTN IESBFoi iniciado na sexta-feira (17), o calendário de reuniões do programa "Unifesspa de Todos Nós" de 2017. Pró-reitores e diretores que integram a Administração Superior da Unifesspa ouviram as demandas apresentadas por professores, alunos e técnicos administrativos do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB).

O reitor Maurílio Monteiro e a diretora do IESB, Alessandra de Rezende abriram a reunião, realizada no miniauditório do PDTSA, informando os participantes sobre o panorama de desenvolvimento da Unifesspa, em especial, do Instituto, com um balanço das ações de ensino, pesquisa e extensão.

Projeto Tauari Vivo

Um projeto que tem especial atenção da Unifesspa é o Tauari Vivo. O objetivo é o reflorestamento e identificação da biodiversidade no entorno do rio. A área é considerada uma importante reserva ecológica, com rica biodiversidade em ambiente urbano. O projeto prevê o inventário faunístico microbiológico, de pequenos mamíferos e de invertebrados. Os estudos permitirão avaliar o estado de conservação da biodiversidade na localidade.

De acordo com o reitor, os investimentos inicias para fomentar as pesquisas na área de entorno do rio são de aproximadamente R$ 70 mil. Ele adiantou que os recursos estão previstos no Plano de Gestão Orçamentária 2017 da Unifesspa, com base no orçamento estabelecido pela União, mas que dependerão do ritmo de liberação dos recursos estabelecido pelo Governo Federal.

“Até o momento, dos R$ 12 milhões previstos para investimentos na Unifesspa, foram liberados apenas R$ 679 mil, o equivalente a 5,56%. A liberação de recursos para custeio também está ocorrendo de forma reduzida, limitado a 1/18 avos do total previsto para o ano. Ou seja, já estamos sofrendo com contingenciamentos de recursos de custeio e capital”, alertou o reitor. “Vamos ter que ter a capacidade de organizar a nossa vida, enfrentado e superando as dificuldades, tomando as melhores decisões para o conjunto universidade”, acrescentou.

Restaurante Universitário

De acordo com os gestores da Unifesspa, a licitação para a obra será iniciada no mês de abril. A construação deverá ser iniciada num prazo de 90 dias, após os procedimentos licitatórios. “A nossa pretensão é, depois do restaurante, fazer um refeitório para distribuir as refeições nas outras unidades do Campus de Marabá”, destacou Maurílio Monteiro.

Estudantes de graduação cobraram celeridade na construção do restaurante universitário, estrtura necessária para a redução da evasão nos cursos de saúde e biológicas. Os gestores esclareceram, ainda, os atrasos no processo de licitação para a construção do RU. O motivo foi a suspensão do edital no final do ano passado, em cumprimento às normas estabelecidas pela legislação vigente, após pedido de esclarecimentos acerca do edital apresentado por uma empresa interessada no processo licitatório.

Ações de acessibilidade e inclusão acadêmica

Mais ações de acessibilidade na Unidade 3 do Campus de Marabá. Esta foi outra reivindicação apresentada pela comunidade acadêmica do Iesb. Os gestores infiormaram sobre a previsão orçamentária de R$ 300 mil para ações de acessibilidade, em 2017. Os recursos provenientes de uma emenda parlamentar apresentada pela deputada Júlia Marinho serão gerenciados pelo NAIA, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Unifesspa. O reitor informou, ainda, sobre a nomeação recente de dois engenheiros civis e de um arquiteto na Unifesspa, o que, segundo ele, dará mais agilidade na elaboração de projetos de construção civil que beneficiem a urbanização da cidade universitária, entre outras demandas da Instituição.

Transporte

Questionados sobre as ações de melhoria do sistema de transporte entre as unidades da Unifesspa, os gestores informaram que está em andamento a formalização de uma parceria com a Prefeitura Municipal, bem como um estudo sobre novas rotas para os ônibus. A ideia é avaliar a possibilidade de alteração dos horários de início das aulas nos institutos, visando a redução do fluxo de alunos num único horário. As novas soluções serão avaliadas e implementadas antes do início do próximo período letivo, previsto para 22 de maio.

Os gestores presentes na reunião, também responderam a questionamentos sobre infraestrutura, segurança e assistência estudantil. Também foram coletadas as sugestões apresentadas pelo IESB para ações de fomento à pesquisa, investimentos, entre outros temas.

"Este momento é de grande importância para o Instituto, uma vez que temos a oportunidade de discutir juntos problemas e soluções, por isso, é fundamental a participação cada vez maior dos nossos alunos", comentou a diretora do Instituto, Alessandra de Rezende.

A próxima reunião do Unifesspa de Todos Nós acontece no Campus de Xinguara, no dia 24 de março, às 17, com a comunidade acadêmica do IETU.

UDTN IESB04UDTN IESB05