Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisadores do LCC participam de livro que expõe inconsistências do modelo de projeção atuarial do governo brasileiro

  • Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2017, 11h11
  • Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2017, 11h29
  • Acessos: 2119

Doc 3 site plataf 2 770x375Pesquisadores do Laboratório de Computação Científica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (LCC/Unifesspa) integram, como autores de artigos, o livro A Previdência Social em 2060: as inconsistências do modelo de projeção atuarial do governo brasileiro, recém-lançado no formato físico com tiragem de 1 mil exemplares; e no formato digital, disponível gratuitamente no link: http://plataformapoliticasocial.com.br/previdencia-social-como-acreditar-nas-previsoes-do-governo-para-2060/.

Todos os cálculos extraídos para se chegarem aos resultados constantes nos artigos e nos quadros e tabelas ilustrativas  foram efetuados nos computadores do LCC, localizados na Unidade 2 do Campus da Unifesspa em Marabá. Os professores doutores Renato Francês e Marcelino Silva e Silva, da Unifesspa, participam de dois dos três artigos publicados na obra: “Quão acuradas são as projeções financeiras e atuariais do Regime Geral de Previdência Social” e “A necessidade do cálculo de dispersão para projetos sobre o comportamento de sistemas previdenciários”. Os artigos foram escritos em conjunto com outros pesquisadores e publicado no livro que recebeu grande repercussão no meio político e científico. Até às 16 horas de sexta-feira (5), 17.667 pessoas visualizaram o livro na plataforma online.

O livro editado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais (Anfip), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Plataforma Política Social, expõe uma série de imprecisões nos cálculos feitos pelo Governo Federal ao longo dos últimos 15 anos, além de contestar premissas utilizadas pela gestão Temer para calcular o déficit do setor.

O livro
O livro “A Previdência Social em 2060: as inconsistências do modelo de projeção atuarial do governo brasileiro” é dirigido à classe trabalhadora; aos sindicatos, associações e movimentos sociais que se mobilizam em defesa da Previdência e da Seguridade Social; às entidades de representação profissional e empresarial comprometidas com o aperfeiçoamento das regras da Previdência e Assistência Social; aos partidos e parlamentares que irão discutir a reforma da Previdência na sociedade e no Congresso Nacional; e até ao governo que é autor da Proposta de Emenda Constitucional n. 287, de 7 de dezembrode 2016 (PEC 287).

O LCC
O Laboratório de Computação Científica da Unifesspa desenvolve, implanta e aplica técnicas e modelos matemáticos e computacionais para a resolução de problemas científicos e tecnológicos dos diversos grupos de pesquisa da Instituição, além de disponibilizar um ambiente computacional distribuído e de alto desempenho. O LCC fica localizado no Campus 2, em Marabá, ao lado do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação).

Desde que foi criado, o LCC tem o objetivo de se fixar como um centro de excelência em Computação Cientifica na região Norte do país; ser suporte à consolidação dos demais centros de excelência em pesquisa da Unifesspa; cuidar da absorção de novos conhecimentos e tecnologias computacionais e oferecê-los como serviços aos grupos de pesquisa mencionados;  realizar consultoria nos temas de processamento paralelo, visualização científica, reconhecimento de padrões, big data e análise estatística e cálculo de indicadores; capacitar os pesquisadores da Unifesspa no uso dos serviços oferecidos pelo LCC; e ser um laboratório de estudo e pesquisa para discentes de áreas de computação e engenharia.

A Computação Científica envolve uma massa de dados cada vez maior (observações e simulações numéricas estão à beira de gerar petabytes), enquanto que as requisições de redução de consumo de energia se intensificam, este projeto visa à pesquisa de estratégias e arquiteturas computacionais capazes de lidar com tais exigências.

Fim do conteúdo da página