Unifesspa amplia estrutura física para receber novos alunos e servidores

• Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2017, 16h11
  • Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2017, 17h49

Predio IGE 02A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebe a partir de hoje (22), os novos alunos aprovados no processo seletivo 2017.1, resultando num aumento de 17% no total de estudantes matriculados. Para garantir espaços e estruturas adequados ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, a Unifesspa realizou um trabalho coordenado que envolveu os diversos setores administrativos e acadêmicos da Universidade.

A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura viabilizou a aquisição de novos mobiliários, entre mesas, carteiras e lousas, além da compra de equipamentos para os laboratórios. A Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) garantiu as instalações dos novos bebedouros, centrais de ar, entre outras ações de manutenção, melhoria e limpeza dos espaços físicos. A Sinfra também buscou garantir as ações de acessibilidade, segurança e transporte.

Transporte

Para atender à crescente demanda de usuários no transporte coletivo da Unifesspa, a Diretoria de Transporte e Logística (DTL) acrescentou mais três ônibus na rota que faz a integração entre as unidades I e III, do Campus de Marabá. Um novo itinerário também foi apresentado à comunidade acadêmica, para garantir o melhor atendimento aos alunos e servidores, adequando os horários dos ônibus aos de início das aulas no Campus. Acesse o link para conferir o novo itinerário dos ônibus da Unifesspa.

Mais professores e técnicos

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unifesspa fez um reordenamento das salas de aula, zelando para que todos os cursos de graduação e os novos cursos de pós-graduação fossem atendidos, com estruturas adequadas. Para o início do ano letivo, a Unifesspa também se preparou para receber os novos professores e técnicos-administrativos recém-empossados. Foram nomeados e já estão aptos para atuar em sala de aula 42 novos professores. Outros 21 docentes encontram-se nomeados, aptos à tomarem posse. Para atender a comunidade acadêmica, foram empossados 60 técnicos-administrativos.Destaque Predio IGE

As providências para o início do ano letivo foram tomadas ao longo dos meses de março, abril e início de maio e foram intensificadas no último final de semana, com um mutirão para os ajustes finais, necessários para o início das aulas. O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) também garantiu as instalações dos novos laboratórios e dos pontos de internet para os novos prédios inaugurados pela Unifesspa, além do reforço nos demais serviços oferecidos à comunidade acadêmica.

Novos prédios

A Unifesspa vem ampliando sua estrutura física, buscando a consolidação dos campi fora de sede. Em fevereiro deste ano, foi inaugurado o Campus de Rondon do Pará. Com cerca de 2 mil m² de área construída, o espaço já abriga o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Unifesspa, oferecendo uma nova e ampla estrutura aos alunos e servidores do Campus.

Na próxima sexta-feira (26), será inaugurado na Unidade II do Campus de Marabá o prédio multiuso do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), que já está em pleno funcionamento, com amplas salas de aula, laboratório de informática e salas administrativas. O valor total de recursos investidos na obra foi de R$ 4.657.603,70.

Outro prédio, ainda em fase de conclusão na Unidade III do Campus de Marabá, já está sendo utilizado pelos alunos e professores. Em função dos contingenciamentos do Governo Federal, não foram liberados recursos necessários para a finalização da obra dentro do prazo previsto. Por isso, serão disponibilizados apenas os dois primeiros pavimentos do prédio, com salas de aula e laboratório. A Unifesspa esclarece que devido às limitações financeiras impostas pelo Governo Federal, as obras não puderam ser concluídas antes do início do período letivo. Para garantir a segurança dos alunos e servidores que utilizam o prédio, os pavimentos superiores ficarão interditados. Os alunos poderão utilizar a estrutura de banheiros e bebedouros dos prédios vizinhos.

Predio IGE 01

Predio IGE 03