Programa de Extensão realiza Gincana de Saúde em escola pública de Marabá
A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mendonça Vergolino, localizada na cidade de Marabá, no bairro Marabá Pioneira, foi palco, nesta terça-feira (26/06), da 1ª Gincana de Saúde na Escola de Marabá. Com o tema "Hábitos saudáveis adquiridos durante a infância serão levados por toda a vida”, o evento é uma ação do Programa de Extensão “Programa Saúde na Escola: a interface entre saúde e educação em Marabá e envolveu alunos dos 3º, 4º e 5º ano que aprenderam sobre temáticas transversais, como: combate a dengue, promoção da segurança alimentar e nutricional e prevenção ao uso de drogas, violência, acidentes e ainda de informações sobre gravidez na adolescência, direito sexual e reprodutivo e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS).
A professora Ana Cristina Campos, diretora adjunta do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (Iesb/Unifesspa) explicou que o programa de extensão foi realizado no ano passado por meio de capacitação, oficinas e palestras sobre as temáticas com os alunos e professores de 6 escolas públicas que tem vulnerabilidade social em Marabá. Esse ano, o objetivo foi verificar o impacto das atividades de 2017.
“Então nasceu a ideia da Gincana e só a escola José Mendonça Vergolino aceitou o desafio. Eles mesmo organizaram as equipes, as professoras ficaram depois do horário de aula para treinar os alunos, criaram 'gritos de guerra' para cada tema e agora confirmamos que nosso trabalho surtiu resultado com as crianças e com os professores”, disse a professora comemorando o resultado positivo da atividade.
Para a gincana, as turmas foram divididas em equipes por cores e cada uma trabalhou um tema que, para além do aprendizado, promoveram a integração estudantil com gritos de guerra e atividades competitivas como provas de “Tato e Olfato”, “Show do milhão da saúde”, “Soletrando da saúde na escola”, “Forca da saúde na escola”.
Késia Eduarda Paes, do 3º ano, gostou de aprender sobre a segurança alimentar. “Refrigerante, pipoca doce, aprendi que não posso mais comer e até lá em casa só vamos comer coisas saudáveis agora”, disse a estudante do time verde que compartilhou todo o aprendizado com a família, já que a professora dela, Sandra Mendonça, também envolveu os pais na competição.
“Pra mim foi muito enriquecedor aprender sobre alimentação saudável e o combate a dengue através das palestras e oficinas e da gincana realizadas por esse projeto de extensão da Unifesspa. Consegui também envolver os pais dos alunos que me ajudaram na fixação dos temas e no treinamento deles pra competição”, disse Sandra.
Responsável sobre as atividades de combate ao mosquito da dengue, a professora do curso de Saúde Coletiva, Letícia Jedlicka, comemorou a animação das equipes e a preparação para a gincana. “A equipe verde foi a responsável pelo tema de combate ao Aedes aegypti e fizeram um o 'grito de guerra' bem legal além de terem organizado uma oficina para montar um protótipo do mosquito”.
A equipe vermelha foi a campeã da gincana e a Escola Municipal José Mendonça Vergolino comemorou os resultados do programa de extensão tanto na escola quanto no bairro e a vice-diretora, Laudelina Soares, ressaltou que o programa somou com os trabalhos que eles já desenvolviam também no bairro, junto ao "Projeto Cabelo Seco" que participou do evento com apresentação do grupo Afromundi.
“Quando a Professora Ana nos propôs a gincana, já mobilizamos as turmas para se preparem para a competição porque os temas também já estavam sendo trabalhados no bairro, por meio do "Projeto do Cabelo Seco" que aborda saúde e violência, dentre outros temas. As crianças são multiplicadoras, elas chegam em casa e discutem, transmitem as informações aos pais sobre tudo que aprenderam aqui”.
Redes Sociais